Mato Grosso
Conhecido como 'Maníaco da Lanterna', serial killer é condenado a 62 anos pela morte de duas mulheres em MT
Cláudio de Souza foi condenado pelo assassinato de duas mulheres, em 2004 e 2005
Geral | 14 de Junho de 2018 as 10h 44min
Fonte: G1 MT

Justiça condenou o serial killer Cláudio de Souza, conhecido como “Maníaco da lanterna”, a mais de 62 anos de prisão pelos assassinatos de Geyle Cristina da Silva Vieira, em 2004, e de Maria Célia da Silva Santos, em 2005, em Alta Floresta, a 320 km de Sinop.
Ele foi julgado pela morte de Maria Célia na terça-feira (12) e, pelo crime, foi condenado à 30 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado.
Já o júri pela morte de Geyle Cristina foi realizado no dia 25 de maio. O Tribunal do Júri o condenou à pena de 32 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Os crimes eram cometidos no mesmo 'modus operandi'. Ele usava uma lanterna e uma espingada para abordar casais de namorados. Em alguns casos, a mulher ainda foi vítima de estupro.
Na decisão diz que a conduta do réu é desequilibrada, "voltada para a prática criminosa e violenta com crime de sangue, pois praticou nove crimes de homicídio com condenação e há mais tantos outros que serão julgados em breve".
"Os motivos do crime são vis, pois o delito deu-se de forma pérfida e calculista, pois, após obrigar a vítima a acompanhá-lo até o local do crime, executou a vítima, irado e imbuído do sentimento de vingança ceifou a vida de uma jovem com 15 anos à época dos fatos”, diz a decisão sobre o assassinato de Geyle Cristina.
Para a promotora de Justiça que atuou no caso, Carina Sfredo Dalmolin, “trata-se de um criminoso em série, que não costuma parar até que seja capturado ou morto, que aprende com a experiência e costuma se tornar cada vez melhor no que faz, aperfeiçoando constantemente o seu cenário a cada crime cometido”.
Na sentença, o juiz afirma que ele é um “criminoso contumaz, que disseminou o terror, o medo, o ódio, o pavor em seus habitantes até que fosse preso, e, após fuga, continuou a cometar tantos outros delitos.
Cláudio de Souza foi preso pela primeira vez em abril de 2002 e, à época, confessou à polícia a autoria de nove mortes e duas tentativas de homicídio, crimes pelos quais ele já foi condenado a mais de 120 anos de prisão.
Depois de oito meses preso, ele fugiu da Cadeia Pública de Alta Floresta, junto com mais nove detentos, e continuou na cidade fazendo novas vítimas, entre elas Geyle e Maria Célia.
Em 2007, o programa “Linha Direta” exibiu uma reportagem sobre o caso e ele foi recapturado em abril de 2008. Desde então, cumpre pena no Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem) em Sinop.
GCNotícias+
Cláudio andava armado. Se escondia pelo mato e usava uma lanterna para iluminar a escuridão. Como ninguém sabia a identidade do criminoso, ele ficou conhecido como o "Maníaco da Lanterna". Ele aproveitava da distração dos casais para atacar. Ele atirava primeiro nos homens e depois nas mulheres. O maníaco era andarilho e vivia pelo mato sempre carregando várias sacolas plásticas presas a uma bicicleta.
Notícias dos Poderes
Homem é detido após levar namorada adolescente para gruta paradisíaca interditada há mais de 20 anos em MT
Presença do casal na gruta causou danos diretos na unidade de conservação, diz polícia
08 de Maio de 2025 as 06h44TCE-MT determina devolução de R$ 2 mi por irregularidade em convênio de obras em Itanhangá
07 de Maio de 2025 as 18h21MT poderá usar aviões agrícolas no combate a incêndios com liberação da ANAC
A expectativa é de que, com essa medida, Mato Grosso tenha um reforço importante na prevenção e resposta a queimadas, especialmente durante os meses mais críticos do período de seca
07 de Maio de 2025 as 18h18Os problemas da Justiça Federal de Sinop
Subseção tem superlotação de processos, juiz titular em outro Estado, ações repassadas para outras subseções e dependência de mutirão para encolher a fila
07 de Maio de 2025 as 17h28Justiça aceita denúncia do MPE e procurador da AL que matou morador de rua em Cuiabá vira réu
07 de Maio de 2025 as 17h08Transferência de veículo de pessoa jurídica pode ser feita de forma digital em Mato Grosso
A intenção é garantir mais agilidade, segurança jurídica, transparência e redução da burocracia
07 de Maio de 2025 as 15h11Ex-bispo de MT é um dos cotado para suceder Papa Francisco
Dom Leonardo Steiner, que comandou a Prelazia de São Felix do Araguaia, no nordeste de MT, pode ser eleito o 2º papa latino-americano
07 de Maio de 2025 as 08h56Seduc retifica remuneração do concurso público 2025 e critérios de avaliação de títulos
São 1.500 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o cargo de professor da educação básica
06 de Maio de 2025 as 18h20