Inovação
Conheça a tecnologia por trás da construção do Hospital Municipal de Sinop em tempo recorde
Serão 150 módulos pré-moldados para montar uma estrutura de 4 mil m² na região do grande São Cristóvão
Geral | 26 de Julho de 2024 as 16h 11min
Fonte: Repórter MT
O novo Hospital Municipal de Sinop já está tomando forma apenas dois dias após a chegada dos módulos prontos. Esse sistema modular é a tecnologia responsável pela entrega da unidade em apenas um ano, até dezembro de 2024, o que representa menos um terço do tempo de uma obra convencional, afirma o engenheiro responsável pela obra, Charles Riffel.
“É um sistema que está sendo utilizado no mundo todo para construções de alta resistência, e que torna a obra muito mais rápida por utilizar pré-fabricados que são apenas montados no local escolhido. É o modelo para o futuro, é utilizado em muitos hospitais referência pelo mundo. A China foi pioneira no uso de módulos, que montou hospitais completos em pouquíssimo tempo, salvando milhares de vidas”, afirma o engenheiro.
Ele conta que estruturas pré-moldadas foram utilizadas até em parte da fachada da construção do Burj Khalifa, edifício localizado em Dubai, que tem um design inovador e técnicas avançadas de engenharia.
Conforme o engenheiro, a estrutura será montada por cerca de 150 módulos pré-prontos. A empresa responsável pela pré-fabricação, DBN Sistemas Construtivos, é considerada a maior empresa de construção modular do Brasil, com 48 anos de experiência no mercado em projetos como hospitais, escolas, clínicas, fachadas, entre outros.
O investimento total é de R$ 42 milhões para aumentar a capacidade do município de atendimentos de alta e média complexidade, com ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios médicos, leitos de observação e internação (pediátrico e adulto), salas de tomografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia, centro cirúrgico e leitos de recuperação. Serão 4,2 mil m² de área construída.
O Hospital está sendo construído entre os bairros Menino Jesus II e Vila Itália, na região do grande São Cristóvão. Serão 4,2 mil m² de área construída em um complexo da saúde de mais de 8 mil m².
Acabamento e manutenção reduzida
Além da grande durabilidade, o que reduz o custo de manutenção quando o hospital estiver em funcionamento, os módulos se destacam pelo conforto térmico. São 20 cm de isolamento nas paredes externas, o que gera a médio e longo prazo uma economia considerável com a climatização do ambiente hospitalar, explica o engenheiro. Os módulos já vem 80% acabados, com portas e janelas, vidros, parte hidráulica e elétrica, com material de alta durabilidade e qualidade no acabamento.
Notícias dos Poderes
CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26