Sinop
Condução do Prodeurbs é criticada na Câmara
Vereador está pedindo o afastamento do diretor da repartição
Geral | 19 de Abril de 2022 as 10h 10min
Fonte: Jamerson Miléski

A gestão do Prodeurbs (Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop), foi amplamente atacada durante a sessão da Câmara de vereadores de Sinop desta segunda-feira (19). A repartição é responsável pelo gerenciamento das obras públicas e privadas no município.
As críticas ao departamento começaram com o presidente do Creci (Conselho Regional dos Corretores Imobiliários), Claudemir Contrera. O representante da categoria fez uso da tribuna da Câmara e dedicou seu tempo para falar sobre a questão das chácaras rurais e de lazer. Em Sinop, há um “cabo de guerra” nesse assunto. De um lado estão empreendedores abrindo e comercializando chácaras no entorno do perímetro urbano, em módulos pequenos, a partir de mil metros quadrados. Do outro está o poder público e algumas entidades, tentando restringir a venda e implantação, alegando que tais empreendimentos comprometem a ordem urbana e que são potencialmente loteamentos irregulares, sem infraestrutura, que se conectarão com a cidade. “Estou aqui para dizer que o Creci não se fará presente na cidade de Sinop para impedir a comercialização desse produto”, avisou Contrera.
O presidente do Conselho disse que as chácaras rurais e de lazer são produtos viáveis, com ampla demanda no mercado e que atendem um perfil de pessoas que tem uma ligação histórica com a ruralidade. “O esforço deve ser para legalizar esses empreendimentos, não coibi-los. Essas pessoas [que querem chácaras], comunidades e empreendedores existem e geram emprego e renda como qualquer outra atividade. Não há Prodeurbs no mundo que possa inviabilizar essa atividade”, acentuou Contrera.
A fala do presidente do Creci reverberou entre os vereadores. Toninho Bernardes defendeu a regularização das chácaras e disse que o Prodeurbs em um ano e 4 meses (referência à atual gestão), “não fez nada”. “Sinop está travada, não sai nem um alvará de construção... ... se o secretariado não tá dando conta, troca”, provocou o vereador.
A fala de Toninho Bernardes faz referência ao pleito do vereador Ademir de Bortoli, apresentado há pouco mais de 15 dias. Bortoli tem evocado o artigo 27, inciso 22, da lei orgânica municipal para pedir formalmente o afastamento do diretor do Prodeurbs – cargo comissionado ocupado pelo engenheiro Waldomiro Teodoro dos Anjos.
O inciso em questão diz que a câmara pode “decidir por maioria de dois terços sobre voto de censura a Secretário Municipal ou qualquer outro funcionário que ocupe cargo de confiança, sendo que tal voto, aprovado, implicará em sua imediata exoneração”. Na sessão de ontem, Bortoli voltou a defender seu pedido e disse que o documento possui 6 assinaturas – ele precisa de 10. Logo após sua fala, o vereador Hedvaldo Costa afirmou que também assinaria o documento, fechando com 7 assinaturas. “É mais de um ano de atraso a gestão desse diretor”, argumentou Bortoli.
Alguns vereadores comentaram o assunto com parcimônia. Moisés do Jardim do Ouro defendeu o direito do terceiro de boa fé ter a terra e a documentação da chácara que comprou, mas não afrontou diretamente o diretor do Prodeurbs. Já Dilmair Callegaro disse que é preciso chegar a um consenso entre os empreendedores, chacareiros e o poder público para que seja possível viabilizar esse tipo de atividade imobiliária sem prejuízos para a municipalidade.
Contraponto
A principal crítica dos vereadores – e também de empresários do setor imobiliário – diz respeito à precariedade do atendimento/atenção dispensada pelo diretor do Prodeurbs e a dificuldade do órgão autorizar a implantação de novos empreendimentos, em especial loteamentos urbanos.
Há duas sessões, quando Bortoli iniciou sua jornada pela “cabeça” de Waldomiro, o vereador disse que o diretor do Prodeurbs vetou a implantação de um estacionamento no canteiro central, em uma avenida no LIC Norte (Loteamento Industrial e Comercial). A obra seria executada pelos empresários.
Waldomiro explicou a situação ao GC Notícias. Segundo ele, tanto o LIC Norte como o LIC Sul passam por contendas judiciais. Portanto, o poder público não pode expedir nenhuma permissão para execução de obras, sob pena de responder judicialmente. Além disso, no caso dessa obra do estacionamento em específico, o canteiro central da avenida foi incorporado no LIC Norte como parte da área verde legal do loteamento. Ou seja, não é passível de edificações. Portanto, tecnicamente, o Prodeurbs não poderia autorizar a obra.
Sobre o atendimento, Miro disse ao GC Notícias que não tem problemas com os vereadores e que as demandas da Câmara são prontamente respondidas, dentro da norma e da técnica. O diretor lembrou que possui uma carreira sólida e longeva no município e que sua participação no poder público é uma forma de contribuir com a organização da cidade.
Sobre a acusação de que o diretor do Prodeurbs está “segurando” a implantação de novos loteamentos, Miro tem a estatística a seu favor. De acordo com o departamento de tributação da prefeitura, nesse ano foram lançados 91,8 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Desse total de imóveis “legais”, 45,1 mil são lotes sem edificações. Ou seja, Sinop tem 49% dos seus terrenos urbanos não ocupados. São apenas 46,7 mil imóveis edificados. Ainda que os números da prefeitura estejam defasados – uma vez que a Águas de Sinop afirma que tem 62,5 mil ligações em domicílios e a Energisa cerca de 64 mil – o “vazio” urbano de lotes aptos a serem convertidos em casas e comércios passa de 31%.
O cenário mostra que não há urgência em implantar novos loteamentos urbanos em Sinop. Ao restringir ou regular a expansão urbana, o Prodeurbs está tratando de promover o adensamento da cidade.
Notícias dos Poderes
Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36