Mato Grosso
Concurso para delegados em MT é suspenso após suspeita de violação de lacre de provas
Envelopes foram recolhidos para perícia
Geral | 09 de Novembro de 2017 as 08h 20min
Fonte: G1 MT

A Polícia Civil de Mato Grosso anunciou a suspensão por 60 dias do concurso público para a contratação de delegado, após a suspeita de violação dos lacres de envelopes que continham as provas. Fotos tiradas do caderno de instruções e da folha de resposta da prova circularam pelo WhatsApp e pelas redes sociais, gerando polêmica. O concurso foi aplicado em outubro deste ano.
Em nota, a Polícia Civil informou que o concurso deve ficar suspenso até a conclusão do inquérito policial, de responsabilidade da Gerência de Combate do Crime Organizado (GCCO). Além do inquérito policial, um inquérito do Ministério Público Estadual (MPE-MT) investiga a suposta fraude.
A decisão da suspensão foi tomada nesta quarta-feira (8) em reunião com integrantes da comissão do concurso, representantes da Polícia Civil, do Ministério Público e da empresa responsável pelo concurso.
A polícia informou ainda que, em tese, a divulgação das fotos não configuram crime, porque as imagens divulgadas não seriam das provas, mas que os candidatos podem ser desclassificados por usarem celulares ou smartphones durante a prova, o que não é permitido pelas regras do edital.
Ao todo, mais de 13 mil candidatos se inscreveram para o concurso. O salário ofertado é de R$ 19.316,49 para uma jornada de 40 horas semanais.
GCNotícias+
Após a aplicação do concurso, a Polícia Civil informou que dois envelopes plásticos, contendo provas, foram recolhidos pela comissão responsável pelo concurso e encaminhados para perícia. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deve analiar se houve rompimento nos envelopes.
Conforme a polícia, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadora do concurso, informou que os envelopes são confeccionados em material plástico e, no momento em que são lacrados, podem ocorrer leves rugas devido à cola utilizada.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a empresa alegou que o malote de provas, que carrega os envelopes até as salas de aulas, permaneceu com o lacre de aço intacto até o momento da abertura frente aos candidatos.
Em nota, o Cebraspe já havia anunciado que os candidatos que tiraram fotos da prova e divulgaram nas redes sociais seriam eliminados.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34