Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Maio de 2024

Menu

Sinop

Comunidade Brígida elege primeira mulher para presidência

Depois de 22 anos na presidência, Ênio Pasuch deixa o cargo e passa para sua nora

Geral | 18 de Março de 2024 as 21h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Os membros da Comunidade Brígida, uma das mais tradicionais de Sinop, se reuniram em audiência neste domingo (17), para eleger sua nova diretoria. Depois de 22 anos atuando como presidente da Comunidade – sendo 20 de forma contínua - Ênio Pasuch entrega o posto para se dedicar a política. Ele pretende disputar a eleição para vereador neste ano.

Uma chapa única foi apresentada para apreciação dos presentes. Por unanimidade, Bruna Pasuch, esposa de um dos filhos de Ênio, foi eleita para presidir a comunidade. Além dela, outras 6 lideranças “jovens”, integram a diretoria, promovendo uma renovação e desenhando a continuidade da organização da comunidade rural.

Bruna tem 24 anos de idade e desde 2016 está envolvida com as atividades da comunidade. Começou ajudando na copa e na cozinha nos eventos promovidos pela associação, até ingressar na diretoria, chegando a ser tesoureira da entidade. Ela é a 5ª pessoa a presidir a Comunidade Brígida, sendo a primeira mulher. “Para além de uma organização comunitária rural, a Brígida evoluiu para ser uma entidade social, sem fins lucrativos, com um legado e uma missão a cumprir. Nos próximos anos buscaremos ampliar a realização de eventos, mas também de ações de interesse social, desenvolvendo a economia criativa e fazendo o nosso papel na cidade de Sinop”, pontuou Bruna.

A Comunidade Brígida é conhecida por realizar o Baile do Chopp, que chega a sua 15ª edição em 2024. Recentemente a associação ganhou notoriedade nacional com a viralização de notícias sobre a “maior churrasqueira do mundo” – estrutura construída na sede da comunidade, que tenta anotar o feito no Guinesse Book. A churrasqueira em questão é circular, com 19 metros de diâmetro, 60 metros de perímetro (boca da churrasqueira) e 6,5 metros de altura, contendo sem seu interior uma sala de carnes e uma câmara fria.

Uma das novidades no calendário da Brígida em 2024 de ser a realização de um Festival Gastrônomico, com chefes de vários Estados competindo para desenvolver o prato típico de Sinop. O evento está marcado para acontecer no final de maio e início de junho, com duração de 5 dias.

No último biênio, a comunidade teve uma receita líquida de R$ 1,9 milhão com os eventos e promoveu investimentos na casa dos R$ 3,9 milhões no mesmo exercício – nessa conta está a churrasqueira gigante, mas também toda a reformulação da cozinha.

Ainda na mesma Assembleia, a comunidade fez uma homenagem para o pioneiro Valdir Taffarel, que doou a primeira área para instalação da sede da comunidade. A partir de agora, o pavilhão da Brígida se chama Barracão Cultural Valdir Taffarel.