Confira dicas
Como aumentar restituição do Imposto de Renda 2024?
É possível aumentar restituição do Imposto de Renda 2024 quando o contribuinte declara gastos dedutíveis, como despesas com saúde, educação e pensão
Geral | 19 de Março de 2024 as 09h 50min
Fonte: Alan Souza para o TechTudo

A declaração do Imposto de Renda 2024 começou na última sexta-feira (15) e alguns contribuintes podem ter a oportunidade de aumentar o valor da restituição. O cálculo consiste na devolução de valores pagos a mais à Receita Federal e alguns gastos dedutíveis, como saúde e previdência, podem ser incluídos na lista. O programa do IRPF 2024 pode ser baixado no computador, mas também é possível fazer a prestação de contas no app Meu Imposto de Renda para celulares Android e iPhone (iOS) até o dia 31 de maio. A seguir, confira algumas dicas de como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda 2024.
Imposto de renda 2024: como consultar restituição?
Para consultar a situação da restituição, o contribuinte (ou o seu representante legal) precisa acessar o sistema da Receita Federal e consultar a restituição IRPF. Mais informações sobre a declaração, podem ser conferidas pelo canal Meu Imposto de Renda, disponível tanto em versão web quanto no aplicativo. O cronograma de pagamento das restituições do tributo já foi estabelecido. Veja abaixo as datas:
-
Primeiro lote: 31 de maio;
-
Segundo lote: 28 de junho;
-
Terceiro lote: 31 de julho;
-
Quarto lote: 30 de agosto; e
-
Quinto e último lote: 30 de setembro.
Como aumentar restituição do IRPF 2024? Veja dicas
1. Guarde recibos
O contribuinte que tiver notas fiscais de despesas e investimentos que são dedutíveis, e declará-las à Receita, consegue aumentar o valor da restituição. Gastos que envolvam saúde e educação, por exemplo, são despesas que podem gerar algum retorno ao fim da declaração.
2. Faça doações
Contribuições para fundos públicos no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou no Estatuto do Idoso, e para projetos listados nas leis de incentivo à cultura e ao esporte, podem ser deduzidas em até 6% da base do imposto.
3. Tenha previdência privada
Contribuintes que possuam valores associados a previdência privada podem garantir uma redução do tributo anual em até 12% da base de cálculo do IRPF.
4. Inclua dependentes
Filhos de 21 anos (ou até 24, caso estejam matriculados em curso de ensino superior ou técnico) ou cônjuges podem ser adicionados na declaração e garantir que R$ 2.275,08 sejam abatidos.
5. Declare pensão alimentícia
Declarantes que realizem pagamentos de pensão alimentícia devido à decisão judicial, podem deduzir este valor do imposto de renda.
6. Escolha o maior valor de restituição
Ao fim do preenchimento, a tela mostra uma previsão do valor da restituição. Caso haja alguma quantia a receber, selecione a opção de maior valor em “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado”.
Com informações da Receita Federal, Valor, O Globo e Agência Brasil.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34