Saúde
Comissão de Saúde da Câmara averígua denúncias na UPA
Os parlamentares tiveram acesso a todos os setores aos quais solicitaram visitar
Geral | 03 de Março de 2023 as 10h 32min
Fonte: Suzana Machado

Em atendimento a reclamações e denúncias de usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida André Maggi, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Sinop esteve no local, na segunda-feira (27), após a sessão, para averiguar apontamentos relacionados a qualidade da alimentação oferecida aos pacientes e problemas estruturais, como por exemplo, tomadas quebradas, danos na rampa de acesso das ambulâncias e a situação das cadeiras para acompanhantes que, de acordo com os denunciantes estariam quebradas e rasgadas, inclusive oferecendo risco de queda.
O presidente da Comissão, vereador Moisés do Jardim do Ouro (PL) e o relator, vereador Hedvaldo Costa (Republicanos), foram recepcionados na unidade pela coordenadoria da equipe médica. Os parlamentares tiveram acesso a todos os setores aos quais solicitaram visitar.
De acordo com Moisés, durante a fiscalização, a Comissão conversou com seis pacientes sobre a qualidade da alimentação, sendo que os mesmos estavam em salas de internações diferentes. “Estas seis pessoas com as quais falamos nos afirmaram que a alimentação é de péssima qualidade, além disso, duas delas, disseram ter passado mal após a ingestão dos alimentos. Na ocasião, inclusive, pedi uma marmita para experimentar. Apesar de não ter excelente qualidade, a comida não estava azeda”, relata o parlamentar.
A Comissão ainda constatou na sala de Internação 1, que, das quatorze tomadas, seis estavam danificadas e na sala de Internação 3, das quatorze tomadas, sete estavam com danos. Além de serem usadas para carregar celulares, as fontes também são utilizadas para conectar os aparelhos de tratamento dos pacientes. Foi observado ainda que quase todas as cadeiras, que antes eram usadas para sorologia e hoje servem para os parentes dos pacientes repousarem, estão quebradas e rasgadas, conforme as denúncias recebidas. A rampa de acesso das ambulâncias à Unidade, para transporte de pacientes, também está danificada.
A fiscalização resultou em um relatório entregue pela Comissão à Secretaria Municipal de Saúde.
“Cobramos, em nome da população de Sinop, que paga seus impostos e que tem o direito ao serviço de qualidade, que imediatamente a prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, troque as cadeiras danificadas, as tomadas quebradas, conserte a rampa interna de acesso das ambulâncias à Unidade e melhore completamente a qualidade da alimentação servida aos pacientes da UPA. Solicitamos ainda que se dê mais celeridade aos atendimentos, uma vez que muitos usuários reclamaram do tempo de espera para serem atendidos na unidade”, explica o vereador Hedvaldo Costa.
O vereador Luis Paulo da Gleba (PROS) também compõe, como membro, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sinop.
Notícias dos Poderes
UNESIN segue comprometida na busca por uma solução na alteração no ISS da construção civil em Sinop
Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de Sinop, a UNESIN permanece empenhada em colaborar com uma solução equilibrada.
27 de Agosto de 2025 as 11h34Semana do cinema começa nesta quinta-feira (28) com ingressos a R$10 no Shopping Sinop
A iniciativa tem por objetivo democratizar o acesso ao cinema.
27 de Agosto de 2025 as 11h16Operação da PF mira em fraude de R$ 7,9 milhões em financiamento de imóveis em MT
27 de Agosto de 2025 as 10h19Mutirão em Sinop oferece 240 vagas para perícias médicas
Atendimentos de análise e revisão de benefícios serão realizados neste fim de semana
27 de Agosto de 2025 as 10h14Justiça confirma legalidade de acordo entre Governo de MT e empresa Oi
Juiz verificou que todos os requisitos foram atendidos
27 de Agosto de 2025 as 09h56Juiz reconhece legalidade de acordo com a Oi e autoriza repasse de valores em MT
Empresa e Justiça do RJ atestam que foram informadas de negociação com Estado
27 de Agosto de 2025 as 07h51TJ-MT avalia pagamento bilionário de adicional retroativo a 2,4 mil servidores
A medida segue autorização do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, publicada no último dia 22 de agosto
27 de Agosto de 2025 as 07h16MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
27 de Agosto de 2025 as 07h27