Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

Cultura

Começa o maior evento equestre do Centro-Oeste do Brasil

Semana do Cavalo reúne competições, shows e eventos culturais

Geral | 03 de Maio de 2024 as 11h 14min
Fonte: Redação

Iniciou nesta quinta-feira (2) a 11ª edição da Semana do Cavalo, o maior evento equestre do Centro-oeste brasileiro. Realizado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, com entrada franca, o evento terá sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (3), as 20h e encerra no dia 12 de maio.

Ontem iniciaram as competições que continuam ao longo da semana. Neste sexta-feira também ocorre o primeiro julgamento de raça de cavalo Pantaneiro. Uma das novidades da edição é a realização do rodeio em cavalos na modalidade cutiano. Essa tradicional competição que remonta às origens do rodeio, com suas raízes nas atividades diárias dos tropeiros e vaqueiros do Brasil. Com o tempo, essa prática evoluiu para se tornar um esporte competitivo, preservando a cultura e as tradições do campo. “Teremos o que tem de melhor no rodeio brasileiro se apresentando na arena, competidores renomados e cavalos que são verdadeiros atletas. A disputa de quem é o melhor irá proporcionar ao público um espetáculo de pulos e corcoveios onde o homem deverá mostrar toda sua técnica e habilidade para permanecer durante os 8 segundos em cima do animal. E no sábado saberemos quem será o grande campeão do rodeio em cavalos da 11ª Semana do Cavalo”, comenta o diretor de rodeio, Rodrigo Montalvão.

O Circuito Raízes será disputado através de 4 etapas e conta com 20 atletas, sendo dez da Seleção Brasileira do Cutiano e dez convidados do Mato Grosso, em busca da maior premiação do rodeio em cavalos do Brasil, que será no valor de R$ 60 mil reais.

 

Para os pequenos

Parte da programação da Semana do Cavalo é voltada para as crianças. Entre as atrações estão as provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha, laço de cabra, laço de bode, exposição de mini animais (cavalos, vacas e cabras) e rodeio em carneiro.

“Todos os dias do evento tem programação para família, vamos ter para as crianças brinquedos, exposição de mini animais e também o palhaço Paçoca que vai estar para animar a criançada no rodeio em carneiro no dia 6 e 7 de maio. Além disso, outra novidade é que vamos ter o circo”, comenta o organizador da 11ª edição da Semana do Cavalo, Caê Póvoas.

A estrutura do evento conta com o espaço Brothers Pub, que permite que os adultos assistam às transmissão das provas e shows regionais, e o Brothers Kids onde as crianças podem aproveitar as diversas atividades preparadas especialmente para elas.

 

Programação do Circuito Raízes

09 de maio – quinta-feira

20h- Abertura oficial e reprodução do Hino Nacional na viola de cocho

20h30 – Apresentação da cultura cuiabana (Siriri e Cururu)

21h – Momento de reflexão com as entidades de equoterapia, Apae e representantes que passaram ou estão em tratamento no Hospital de Câncer de Mato Grosso

21h30 – Apresentação dos peões da Seleção Brasileira do Cutiano com efeitos especiais e início do rodeio

22h – Show trapézio circense para as crianças

 

10 de maio – sexta-feira

20h – Abertura sertaneja com canção e encenação da música “mágoa de boiadeiro” com a comitiva Estrela ( Bigolin )

20h30 – Homenagem aos condutores de comitivas do Estado de Mato Grosso (entrega de honrarias pelo deputado estadual Gilberto Cattani)

21h30 – Montarias em cavalos no ‘cutiano’

22h – Show trapézio circense para as crianças

 

11 de maio – sábado

20h – Abertura com reprodução do Hino Nacional no berrante

21h30 – Homenagem ao Dia das Mães

22h – Semifinal e final do rodeio em cavalos com entrega de prêmios.

22h30 – Show trapézio circense para as crianças