Limpa pátio
Com leilões e reciclagem de veículos, Governo organiza 100% das unidades do Detran-MT
Além de dar destinação adequada a 23 mil carros e motocicletas, o Estado arrecadou R$ 8,6 milhões aos cofres públicos com os seis leilões
Geral | 22 de Fevereiro de 2022 as 16h 26min
Fonte: Assessoria - Secom e Detran-MT

Nos últimos três anos, o Governo de Mato Grosso realizou o leilão de 4.694 veículos, entre automóveis e motocicletas, o que resultou em uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 8,6 milhões. A Operação Limpa Pátio também reciclou 23.268 veículos, promovendo a organização de 100% das unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).
As ações foram realizadas com automóveis que não estavam aptos a voltar a trafegar e que permaneceram por mais de um ano nos pátios sem a solicitação de retirada pelos proprietários. Os donos foram notificados com antecedência pelo Detran-MT, mas, não providenciam a regularização e retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a meta desde o início da atual gestão era buscar uma solução eficiente para promover a limpeza desses pátios e que o serviço acontecesse de forma continuada. “Nosso próximo passo é a viabilidade da parceria público-privada com a finalidade de garantir a gestão dos veículos removidos aos pátios do Detran”.
A reciclagem dos veículos inservíveis também é uma forma de promover a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente. Neste ano, o serviço foi iniciado em fevereiro, percorrendo pátios de 12 municípios da região Oeste. A expectativa é realizar em pátios de 62 municípios até dezembro.
O diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, explica que um dos principais motivos para a não retirada dos veículos pelos proprietários costuma ser o número alto de infrações cometidas, pendências com financiamento ou alguma pendência judicial bloqueando o cadastro do veículo.
Toda ação de reciclagem é respaldada pelo artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a destinação dos veículos que estão nos depósitos há mais de um ano para empresas especializadas em reciclagem, independentemente da existência de restrições sobre o veículo.
Já o processo de descontaminação se inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando a empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos subsequentes.
Leilão
O leilão é a regra para a venda de automóveis, com direito a documentação, referente aos veículos retidos em ações de fiscalização e abandonados pelos proprietários nos pátios da autarquia no Estado por mais de 60 dias, conforme previsto na Resolução nº 623/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Lei nº 13.160 de 25 de agosto de 2015.
Notícias dos Poderes
Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55