Clima
Com frio e chuvas, abril mudará padrão de temperaturas no Brasil
Apesar de episódios de frio, o mês de abril deve terminar com temperaturas acima do normal, com chuvas acima da média na região Sul
Geral | 31 de Março de 2025 as 07h 20min
Fonte: Globo Rural

O mês de abril dará a largada ao outono nas diversas regiões do Brasil, com chuvas acima da média na região Sul e alteração de padrões nas temperaturas, com ondas de frio que marcaram o primeiro trimestre de 2025. De acordo com a Climatempo, o motivo da mudança é a condição oceânica.
"O Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste, está com temperatura acima do normal. Isto facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral destas regiões e mais evaporação de umidade para a atmosfera, fatores que vão colaborar para a formação de áreas de chuva", explicou o boletim da Climatempo.
Em geral, abril é um mês em que se nota a redução das chuvas na maioria das áreas do Brasil, porém este ano há uma inversão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na primeira quinzena de abril, os maiores volumes de precipitações sobre o Brasil devem ocorrer no Sul do Brasil e também no extremo norte.
O padrão se dará devido a Zona de Convergência Intertropical, que continua ativa e vai trazer mais chuva para o norte do Amazonas e do Pará, Amapá e para a costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Contudo, a previsão da Climatempo é de que o mês termine com um volume de água um pouco abaixo da média em quase todo o país.
As porções norte da Região Norte e norte do Nordeste ainda serão beneficiadas pela chuva da ZCIT durante o mês de abril.
"Na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, o fenômeno La Niña tecnicamente persiste, pela análise mais recente da NOAA – , mas o fenômeno está mais tendo influência relevante no clima do Brasil. A tendência é de que outono siga com neutralidade térmica na região centro-leste do Pacífico Equatorial", apontou a Climatempo.
A meteorologia prevê também que a primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O resfriamento será leve em todas estas áreas.
Esta massa de ar frio deve causar queda de temperatura moderada a forte em parte dos Estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso. Para o final do mês de abril, há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do país.
Região Sudeste
O início de abril será marcado por temperaturas elevadas, com máximas em torno de 32°C e mínimas de 20°C em São Paulo (SP). Há previsão de chuvas e tempestades ocasionais nos primeiros dias do mês em quase todo o Estado. Enquanto no Rio de Janeiro (RJ), chuvas e tempestades são esperadas nos primeiros dias. Ao longo de abril, as temperaturas tendem a diminuir ligeiramente, com máximas em torno de 27°C e mínimas de 21°C, e a frequência de chuvas também deve reduzir.
Em Belo Horizonte (MG), os próximos dias são de chuvas ocasionais, mas, no decorrer do mês, espera-se uma queda nas temperaturas, com mínimas de 16°C, além de redução nas precipitações. Diante do Atlântico Sul com temperatura acima do normal, a evaporação de umidade para a atmosfera aumenta e estimula a formação de mais nuvens e chuva, conforme a Climatempo.
Região Sul
Estão previstos vários episódios de chuva forte na região, inclusive no Rio Grande do Sul. Porém, as condições oceânicas e atmosféricas de agora são "completamente diferentes daquelas observadas em 2024", quando ocorreram chuvas catastróficas sobre o Rio Grande do Sul, acrescentou o boletim.
Em Porto Alegre (RS), o início de abril apresenta temperaturas máximas em torno de 26°C e mínimas de 17°C, com previsão de tempestades nos primeiros dias. Abril deve terminar com temperatura um pouco abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Região Nordeste
Na capital da Bahia, Salvador, prevalece temperaturas estáveis, com aumento na frequência de chuvas, especialmente no final do período. Enquanto em Recife (PE), o mês começa com temperaturas máximas próximas a 31°C e mínimas de 26°C, com previsão de chuvas ocasionais, até que vai aumentando, em especial na segunda quinzena.
Região Centro-Oeste
O início de abril apresenta temperaturas máximas em torno de 29°C e mínimas de 19°C, com predomínio de sol e algumas chuvas ocasionais em Brasília (DF). Uma das principais características do outono no Centro-Oeste, por sua vez, é a diminuição da frequência e do volume de chuva. A seca se intensifica em maio.
Região Norte
Em Manaus (AM), abril começa com temperaturas máximas em torno de 31°C e mínimas de 24°C, com previsão de chuvas frequentes e tempestades ocasionais. Durante o mês, as temperaturas mantêm-se estáveis, e a frequência de chuvas permanece alta.
Notícias dos Poderes
Estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes cresce 21% em MT
Levantamento apontou que a maioria das vítimas são meninas adolescentes e, em quase metade dos casos, a violência foi repetida mais de uma vez
25 de Maio de 2025 as 19h39Com atuação do TCE-MT, obras do BRT aumentam ritmo e chegam a 40% de execução
O presidente destacou que, em apenas quatro meses, o progresso foi maior do que nos últimos 30 meses
26 de Maio de 2025 as 07h58Casal de idosos morre em grave acidente entre Uno e Duster na BR-070
25 de Maio de 2025 as 13h57Homem se envolve em briga e joga carro contra deck do Haru, em Cuiabá
25 de Maio de 2025 as 13h35Mãe vence ultramaratona de 100 km enquanto amamentava seu bebê de 6 meses
A australiana Stephanie Case terminou em primeiro lugar após quase 17 horas de corrida
26 de Maio de 2025 as 07h07Operador de lobista de MT jogou celular pela janela e pediu ajuda a personal
Ele é ligado a Andreson Oliveira, de Cuiabá, preso e investigado por venda de sentenças
24 de Maio de 2025 as 15h03Governo assina primeiro contrato para conclusão do BRT; entenda o que está previsto
Obras preveem conclusão de trechos em Cuiabá e Várzea Grande; outras licitações serão realizadas
23 de Maio de 2025 as 15h51Governador sanciona lei de cadastros de pedófilos e agressores em MT: 'avanço na proteção do mais vulnerável'
Os cadastros ficarão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), após regulamentação da lei
23 de Maio de 2025 as 15h49