TCE-MT
Com detalhes das mais de 3 mil obras paralisadas no estado, TCE-MT lança novo módulo no Sistema Radar
Geral | 08 de Julho de 2021 as 17h 48min
Fonte: Secom - TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta quinta-feira (8), o Radar Obras Paralisadas, mais um módulo no Sistema Radar de Controle Público. A ferramenta traz um diagnóstico das mais de 3 mil obras paralisadas no estado, com detalhes, valores gastos, tempo de paralisação e, inclusive, um "TOP 20" sobre os empreendimentos.
Durante a live de lançamento, o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ressaltou que o novo módulo democratiza as informações de forma dinâmica, ágil, contínua e transparente.
"Nosso objetivo, que vem sendo regra nessa gestão, é auxiliar os gestores públicos, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, de forma objetiva, na discussão, apreciação e aprovação das leis orçamentárias. Dessa forma, somando esforços em prol do desenvolvimento, o Tribunal de Contas cumpre sua missão de promover o controle externo e contribui para a melhoria dos serviços prestados e da qualidade de vida da população", declarou o presidente.
Representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva salientou que a ferramenta vai auxiliar os trabalhos de todos os parlamentares por Mato Grosso e reforçou a importância da parceria com o Tribunal de Contas.
"Vamos utilizar muito esse novo instrumento, é excepcional encontrarmos no Radar esse diagnóstico. O tribunal vem auxiliando, e muito, os trabalhos do Legislativo e essa parceria é fundamental. Quero parabenizar o Tribunal de Contas, sem dúvida o presidente Guilherme Maluf vem inovando e acredito que agora, com os conselheiros titulares restabelecidos, o trabalho tende a ampliar e melhorar ainda mais. A Assembleia está sempre de portas abertas para parcerias como essa, que atendem os nossos anseios e, principalmente, ao anseio da população mato-grossense", pontuou a deputada.
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-MT e gerenciado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura, o módulo utiliza informações do banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.
Na oportunidade, o secretário de controle externo de Obras e Infraestrutura do TCE-MT, Emerson Augusto de Campos, fez uma apresentação técnica da ferramenta e explicou um pouco como foi a idealização do módulo, destacando que uma obra paralisada significa a perda de serviços já executados, a imobilização do capital investido e a inexistência de retorno econômico e social para a população.
"A preocupação do Tribunal de Contas vem sendo de agregar valor à administração pública, buscando contribuir de forma efetiva para o aprimoramento da gestão. No que tange as obras públicas, o Plano Anual de Trabalho do tribunal estabeleceu a necessidade de enfrentar esse problema por meio de um processo de levantamento, sendo que, no decorrer desse trabalho, a equipe técnica percebeu que a situação das é muito dinâmica e nada melhor do que o aprimoramento do Sistema Radar para que tenhamos acesso ao arcabouço dessas obras para a tomada de decisões", explicou o secretário.
Clique aqui e acesse o Radar Obras Paralisadas
Notícias dos Poderes
Águas de Sinop apresenta ao MP cronograma de ampliação do sistema de esgoto
14 de Novembro de 2025 as 11h31Unesin elege nova diretoria
14 de Novembro de 2025 as 11h03Jovem comerciante de 28 anos morre após bater carro de frente contra carreta
Carro ficou completamente destruído
14 de Novembro de 2025 as 10h31MP-MT é o maior do país em número de cargos comissionados
Em Mato Grosso, os salários mais altos destes servidores chegam a R$ 31 mil, terceiro maior índice do país
14 de Novembro de 2025 as 10h27Grupo Dorner-Rodonave, de Sinop, integra consórcio que venceu o maior projeto de travessias marítimas elétricas do mundo
14 de Novembro de 2025 as 10h25Tempestade atinge autódromo e derruba parte da cobertura das arquibancadas
Duas pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas e liberadas ainda no local
14 de Novembro de 2025 as 07h55Ex-presidente da OAB-MT é apontado pela PF como intermediário em esquema de venda de sentença
Ussiel Tavares teria atuado como elo entre doleiro paulista e advogado assassinado em Cuiabá; operação apura propinas pagas em dólares a magistrados e assessores
13 de Novembro de 2025 as 20h06Mulher de 30 anos morre intoxicada após ingestão de metanol
Vítima morreu no dia 7 de novembro, em Várzea Grande; ela apresentou sintomas de náusea e vômito
13 de Novembro de 2025 as 19h55