TCE-MT
Com detalhes das mais de 3 mil obras paralisadas no estado, TCE-MT lança novo módulo no Sistema Radar
Geral | 08 de Julho de 2021 as 17h 48min
Fonte: Secom - TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta quinta-feira (8), o Radar Obras Paralisadas, mais um módulo no Sistema Radar de Controle Público. A ferramenta traz um diagnóstico das mais de 3 mil obras paralisadas no estado, com detalhes, valores gastos, tempo de paralisação e, inclusive, um "TOP 20" sobre os empreendimentos.
Durante a live de lançamento, o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ressaltou que o novo módulo democratiza as informações de forma dinâmica, ágil, contínua e transparente.
"Nosso objetivo, que vem sendo regra nessa gestão, é auxiliar os gestores públicos, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, de forma objetiva, na discussão, apreciação e aprovação das leis orçamentárias. Dessa forma, somando esforços em prol do desenvolvimento, o Tribunal de Contas cumpre sua missão de promover o controle externo e contribui para a melhoria dos serviços prestados e da qualidade de vida da população", declarou o presidente.
Representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva salientou que a ferramenta vai auxiliar os trabalhos de todos os parlamentares por Mato Grosso e reforçou a importância da parceria com o Tribunal de Contas.
"Vamos utilizar muito esse novo instrumento, é excepcional encontrarmos no Radar esse diagnóstico. O tribunal vem auxiliando, e muito, os trabalhos do Legislativo e essa parceria é fundamental. Quero parabenizar o Tribunal de Contas, sem dúvida o presidente Guilherme Maluf vem inovando e acredito que agora, com os conselheiros titulares restabelecidos, o trabalho tende a ampliar e melhorar ainda mais. A Assembleia está sempre de portas abertas para parcerias como essa, que atendem os nossos anseios e, principalmente, ao anseio da população mato-grossense", pontuou a deputada.
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-MT e gerenciado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura, o módulo utiliza informações do banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.
Na oportunidade, o secretário de controle externo de Obras e Infraestrutura do TCE-MT, Emerson Augusto de Campos, fez uma apresentação técnica da ferramenta e explicou um pouco como foi a idealização do módulo, destacando que uma obra paralisada significa a perda de serviços já executados, a imobilização do capital investido e a inexistência de retorno econômico e social para a população.
"A preocupação do Tribunal de Contas vem sendo de agregar valor à administração pública, buscando contribuir de forma efetiva para o aprimoramento da gestão. No que tange as obras públicas, o Plano Anual de Trabalho do tribunal estabeleceu a necessidade de enfrentar esse problema por meio de um processo de levantamento, sendo que, no decorrer desse trabalho, a equipe técnica percebeu que a situação das é muito dinâmica e nada melhor do que o aprimoramento do Sistema Radar para que tenhamos acesso ao arcabouço dessas obras para a tomada de decisões", explicou o secretário.
Clique aqui e acesse o Radar Obras Paralisadas
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19