Voltado para o Agro
Com alvará na mão, empresa dá início a implantação do World Trade Center em Sinop
Edifício Sky 360º será a primeira estrutura de um grande complexo comercial voltado para o agronegócio
Geral | 23 de Agosto de 2023 as 17h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeitura de Sinop formalizou na tarde desta quarta-feira (23), a entrega da documentação, com a aprovação do alvará de construção, para o Edifício Sky 360º. O prédio com 26 andares que será erguido em um terreno no centro da Avenida das Figueiras é a primeira estrutura que irá compor o WTC (World Trade Center), que será implantado em Sinop – o 1º do Mato Grosso e o 1º do mundo direcionado para o agronegócio.
Quem recebeu o documento foi Carlos Haacke, presidente da Haacke Empreendimentos, um grupo com mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário da cidade mais vertical do país, Balneário Camboriú (SC). “Sinop venceu a capital e outras cidades do Norte que queriam este empreendimento. Quando propomos o conceito de um empreendimento dedicado ao agronegócio, os gestores da marca WTC simplesmente foram seduzidos pela ideia. Fico feliz que o primeiro WTC do mundo tenha sido em Sinop”, comentou Haacke.
O Sky será um prédio comercial, altamente tecnológico, capaz de honrar todas as exigências da franquia WTC. Cada pavimento terá mil metros quadrados, permitindo a implantação de grandes empresas. O modelo aprovado pelo Prodeurbes divide a torre em 220 unidades. Segundo o diretor da Imobiliária Mundial, Carlos Dalben, que fará a comercialização do empreendimento, no térreo serão instalados comércios que darão apoio as demais empresas lotadas no edifício. Esses espaços não serão comercializados, mas geridos pela Haacke, afim de garantir um mix e uma qualidade condizente com a proposta do WTC. Na cobertura, um hooftop trará um restaurante panorâmico, um bar e espaços para eventos e encontros. “O WTC, que surge com o modelo das torres gêmeas, é mais do que um simples prédio comercial. Há uma série de exigências para levar o selo dessa marca e quem compra está atento a essas diferenças”, argumentou Dalben. A marca WTC estampa mais de 300 empreendimentos ao redor de 100 países do mundo. O de Sinop será o 3º do Brasil.
Conforme Haacke, as obras iniciam ainda em setembro, com as perfurações de solo para fundação. O plano de vendas ainda não foi concluído. A parte tecnológica do empreendimento será conduzida pela Prime, uma empresa que atua em Portos e Aeroportos. Um dos diferenciais do Sky será a instalação de um datacenter, gerando internet com velocidade e a possibilidade das empresas armazenarem seus dados em um banco que fica no próprio prédio. Cerca de 200 pessoas devem trabalhar na construção do empreendimento, que começa com o Sky e continuará pelos próximos anos, com a implantação de um grande complexo comercial.
Nesse complexo haverá um hotel, um centro de saúde com um hospital, um eixo educacional para instituições de ensino e apartamentos residenciais voltados à população que vai atuar dentro do WTC. “Queremos ajudar a fazer de Sinop um grande canteiro de obras. Não apenas com obras da Haacke, mas de outros empreendimentos que também vão ser atendidos por esse desenvolvimento”, desejou Haacke.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, resumiu o sentimento de ver mais um complexo imobiliário sendo implantado na cidade. “Para Sinop é um privilégio estar na mira dos grandes investidores do Brasil. Sempre que for para o progresso e o desenvolvimento da cidade, a prefeitura vai trabalhar no sentido de facilitar a implantação de empreendimentos sem comprometer a organização do município”, pontuou Dorner.
Na regra
O antigo Plano Diretor de Sinop limitava os prédios em 21 pavimentos na maior parte da cidade. Na parte onde será erguido o Sky, havia uma “zona escura” sobre o que a legislação definia – já que a área é posterior ao Plano Diretor.
Enquanto o novo plano diretor está em fase de aprovação, para viabilizar o empreendimento, um projeto extraordinário teve que passar pelo crivo da Câmara de vereadores – rito que foi respeitado.
No que coube ao Prodeurbes – departamento de engenharia da prefeitura – a norma técnica foi seguida. Segundo o diretor do departamento, Luis Magnani, foi realizado um estudo de impacto de vizinhança e impacto de trânsito. Alterações no fluxo de entrada e saída dos veículos foram exigidas para aprovar o empreendimentos. Magnani explica que, embora pareça uma rotatória em meio a uma avenida – como outras existentes na cidade – essa área de 4,8 mil metros quadrados é na verdade um lote privado, previsto desde a aprovação do loteamento.
Os ajustes propostos com o projeto de impacto de vizinhança e impacto de trânsito levam em conta um fato inegável: o Sky 360º será um prédio muito visitado.
Notícias dos Poderes
Relatório do TCE revela R$ 4,7 bilhões em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja em MT
O relatório preliminar é referente à auditoria sobre os incentivos fiscais do Estado, realizada pelo TCE-MT.
30 de Abril de 2025 as 07h55Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares
Secretário Rogério Ceron descarta, por ora, envolvimento do Tesouro no pagamento de R$ 6,3 bilhões indevidamente cobrados de beneficiários
30 de Abril de 2025 as 07h39TCE-MT antecipa eleição e Sérgio Ricardo será reeleito por unanimidade
Os membros foram unânimes na definição da candidatura única do atual presidente para comandar a 58ª Mesa Diretora do TCE-MT.
29 de Abril de 2025 as 17h58‘Qual governo não cuidou da Ferrogrão?’, indaga ministro
Para Favaro, posição do governo Lula quanto a ferrovia é clara, mas isonomia dos poderes deve ser respeitada
29 de Abril de 2025 as 16h24TJ proíbe vestidos curtos e chapéu em prédios em MT
Portaria ainda proíbe entrada de aplicativos em estacionamentos
29 de Abril de 2025 as 15h59