Crise no agro
Com 6 fazendas, grupo do agro entra em RJ de R$ 436 milhões em MT
Empresa relata que as dificuldades financeiras começaram durante a pandemia da Covid-19
Geral | 13 de Setembro de 2024 as 09h 46min
Fonte: Folha max

O juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, da 4ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, deferiu a recuperação judicial do Grupo Agro DFG, formado pelos produtores rurais Celsio Schenkel, Cleonice Drum Schenkel, Daniel Schenkel, Fernanda Schenkel Fernandes, Guilherme Schenkel e pela DFG S/A.
Com histórico de mais de quatro décadas na agricultura, e com contribuição na fundação e desenvolvimento de Campo Verde, a família Schenkel é uma das pioneiras da região e se consolidou como um dos mais importantes grupos empresariais atuantes no mercado agrícola, plantando 10 mil hectares entre algodão e soja, além de contar com um rebanho de mil cabeças de gado. São seis fazendas.
Segundo os autos, a crise começou a se instalar quando, durante a pandemia, com os preços das comodities elevados, o grupo viu a oportunidade de ampliar as áreas de plantio para aumentar a sua receita, aproveitando o bom momento do mercado.
Entretanto, os planos começaram a dar errado devido aos altos investimentos para abertura das novas áreas de produção, elevadas despesas com infraestrutura e melhoramento do solo, aumento do preço dos insumos e queda no valor da soja e do algodão.
Isso tudo aliado à baixíssima produtividade das três últimas safras, agravada também por fatores climáticos, causando um prejuízo que chega na casa dos 436 milhões de reais, quando somados os credores concursais e extraconcursais.
Sem expropriação
Entre os maiores credores encontram-se instituições financeiras, fundos de investimento, tradings e multinacionais fabricantes de insumos, bem como revendas agrícolas. A a empresa Ex Lege Administração Judicial, representada pelo advogado Breno Augusto Pinto de Miranda, será a administradora judicial.
Na decisão de deferimento, o juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento determinou a suspensão de todas as ações e execuções em curso contra as recuperandas.
Ele também reconheceu a essencialidade de maquinários, implementos agrícolas, caminhões, veículos, áreas de terra e de toda a produção agrícola, impedindo desse modo qualquer tipo de expropriação para que o grupo possa efetivamente continuar exercendo as suas atividades de forma plena, possibilitando que maximize as suas receitas e lucro para renegociação e futuro pagamento do quadro de credores.
O grupo tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial, que deverá ser levado para análise e votação em assembleia de credores ainda sem data designada para ocorrer.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39