Em 2025
Com 407 mil passageiros Aeroporto de Sinop supera movimentação de 2024
Desempenho supera o fluxo do mesmo período do ano passado em 60 mil passageiros e representa crescimento de 17,4% na movimentação do Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo
Geral | 02 de Dezembro de 2025 as 11h 40min
Fonte: Gabriel Magacho - Assessoria COA

Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto de Sinop alcançou mais um marco histórico ao superar, em meados do mês de novembro, toda a movimentação de passageiros registrada no ano de 2024. Entre 1º de janeiro e 15 de novembro de 2025, o segundo maior terminal aeroportuário do estado de Mato Grosso atendeu 407.175 viajantes, entre embarques e desembarques, em 3.068 frequências da aviação comercial.
O volume supera em aproximadamente 60,5 mil passageiros o fluxo registrado no mesmo recorte de tempo em 2024, quando 346.670 passageiros embarcaram ou desembarcaram em 2.729 voos. Os indicadores refletem crescimentos de 17,4% no fluxo de viajantes e de 12% na quantidade de voos operados no Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo.
Durante todo o ano de 2024, o empreendimento recebeu 401.044 passageiros em 3.166 operações, números que estabeleceram o recorde histórico de movimentação do aeroporto e que já foram superados antes mesmo do encerramento de 2025.
Aeroporto espera receber 6% mais passageiros em dezembro
Além do balanço positivo na movimentação registrada até meados de novembro, a expectativa é de que o Aeroporto de Sinop receba ainda mais viajantes durante o próximo mês de dezembro. A expectativa é de que 39 mil viajantes sejam recebidos, entre embarques e desembarques, nos 296 voos comerciais previstos entre os dias 1º e 31 de dezembro.
Em comparação aos números registrados no mesmo mês do último ano, a estimativa prevê crescimento de 6% no volume de viajantes. Em dezembro de 2024, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo atendeu 36.867 passageiros em 290 frequências da aviação comercial. Já em dezembro de 2023, 31.179 viajantes embarcaram, desembarcaram ou realizaram conexões em 242 voos.
Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, o novo recorde histórico na movimentação do Aeroporto de Sinop e a crescente demanda de passageiros reafirma o potencial do equipamento e o compromisso da concessionária em garantir mais conectividade e qualidade na experiência de quem utiliza o empreendimento. “Estamos muito contentes em registrar mais um balanço positivo no número de passageiros transportados a partir do nosso aeroporto, além das expectativas promissoras para a movimentação do próximo mês. Isso é resultado de diversos investimentos que a COA vem realizando nos últimos anos, incluindo a inauguração de um novo terminal de passageiros, que permite, com conforto, qualidade e comodidade, a ampliação de nossas operações com elevados padrões de qualidade e de segurança operacional”, afirma.
Além dos sucessivos desempenhos positivos, o Aeroporto de Sinop foi condecorado como o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil no primeiro semestre de 2025. Realizada anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a premiação reconheceu os resultados alcançados por meio da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, que considera itens como inspeção de segurança, acessibilidade, comércio e serviços, conforto, disponibilidade de Wi-Fi, restituição de bagagens, infraestrutura aeroportuária, entre outros.
Operações
Atualmente, o Aeroporto de Sinop - João Batista Figueiredo atende voos regulares das companhias aéreas Azul, GOL e Latam para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP).
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias. A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 53 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 50 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.
Notícias dos Poderes
Homem morde sucuri depois de ser atacado pela cobra
Animal morreu
02 de Dezembro de 2025 as 18h48Treze produtores correm risco de perder fazendas por manobra de advogado em MT
Fazendeiros alegam que não são parte de ação em litígio de 5 mil hectares
02 de Dezembro de 2025 as 15h18TCE fará mesa técnica para revisar valores de obras de pavimentação em Mato Grosso
02 de Dezembro de 2025 as 15h15Trânsito na região da Praça da Bíblia é alterado em razão do Natal dos Sonhos
02 de Dezembro de 2025 as 14h57Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Medida retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola
02 de Dezembro de 2025 as 11h39Onze alunos passam mal após comerem bolo levado por professora em Brasnorte
Amostras do material foram coletadas e enviadas para o Lacem; o caso está sob investigação
02 de Dezembro de 2025 as 11h30Mendes vê inconstitucionalidade e veta aumento salarial no TJ
Ele diz que atuais valores da remuneração do Judiciário têm desequilíbrio em relação a demais Poderes
02 de Dezembro de 2025 as 11h28