Apuração
Colíder: SES abre sindicância para apurar mortes de 3 recém-nascidos no mesmo hospital
Geral | 24 de Julho de 2024 as 09h 29min
Fonte: Gazeta Digital

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, determinou a instauração de uma sindicância para apurar a morte de 3 bebês nascidos em estado grave, no dia 16 de julho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder (650 km a norte de Cuiabá). A decisão foi publicada nessa segunda-feira (22), no Diário Oficial do Estado.
Conforme portaria, a comissão busca investigar os fatos noticiados e assegurar que todos os protocolos e procedimentos adequados foram seguidos.
“A investigação buscará esclarecer todos os fatos narrados e aspectos pertinentes aos cuidados médicos e protocolos adotados nos atendimentos prestados aos três pacientes neonatais mencionados na notícia de fato veiculada no dia 16 de julho de 2024”, consta no documento.
Participarão da sindicância o auditor geral Roziney Rodrigues Peixoto, a médica auditora Ranuce Ribeiro Aziz Ydy, dois médicos infectologistas, Ana Maria Gonçalves e Rodolf Nunes da Silva, e a enfermeira Inês de Souza Leite Sukert.
“A Comissão de Sindicância exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário a elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração”, pontua.
Previsão é de que a sindicância será concluída no prazo de 30 dias, a contar da data da portaria inaugural e as investigações serão realizadas in loco.
O caso
No dia 16 de junho, 3 bebês, que nasceram com poucos dias de diferença, não resistiram e morreram em um curto intervalo de tempo dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá).
A primeira que nasceu foi uma menina, no dia 10 de julho, a família mora em Novo Mundo. Ela só tinha 6 dias de vida quando morreu. Depois, no dia 13, nasceu um menino, a família é de Alta Floresta. Por fim, no dia 14, nasceu outro menino, também de Novo Mundo.
Os bebês nasceram no Hospital Regional de Alta Floresta e precisaram ser transferidos para a UTI neonatal em Colíder. Os pais relataram que o quadro clínico dos filhos era estável e que, no transporte, tudo ocorreu bem.
Porém, não resistiram e morreram com pouco tempo de diferença dentro da unidade médica. Foi informado ainda que “não foi dada nenhuma explicação plausível com relação ao fato”.
Notícias dos Poderes
Adolescente perde parte do intestino após engolir mais de 80 imãs
28 de Outubro de 2025 as 06h07Jovem de 20 anos morre após pular de caminhão descontrolado durante ultrapassagem na BR-174
Lucas Areaba Cespedes Rojas estava como passageiro do veículo que tombou e caiu em um barranco, em Jauru. Motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro
27 de Outubro de 2025 as 16h03Mulher leva bebê reborn para consulta médica em UPA de Várzea Grande: 'sintomas de gripe'
Ao constatarem que se tratava de um bebê reborn, a equipe médica informou que não seria possível seguir com o atendimento
27 de Outubro de 2025 as 14h26Idoso de 63 anos é encontrado morto ao lado de moto em lavoura no interior de MT
27 de Outubro de 2025 as 15h15Fábrica na China faz um carro a cada 53 segundos usando IA
Lighthouse Factory, da GAC, foi reconhecida por sustentabilidade e eficiência na produção; 200 mil carros elétricos são feitos por ano no local
27 de Outubro de 2025 as 10h09Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40