Medida
Cobrança de pedágio por todos os eixos de caminhões na BR-163 começa nesta segunda-feira (5); entenda
Geral | 05 de Maio de 2025 as 08h 41min
Fonte: Redação G1-MT

A partir desta segunda-feira (5), será cobrado pedágio sobre todos os eixos dos veículos de carga que trafegarem pela BR-163, incluindo os eixos suspensos, desde que o caminhão esteja com Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto. A informação foi anunciada pela concessionária Nova Rota do Oeste em abril.
A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e tem como objetivo coibir fraudes na cobrança, como a alegação de que o veículo está vazio quando, na realidade, está transportando carga.
Como vai funcionar?
A verificação será feita de forma automática, por meio de câmeras que leem as placas dos veículos e cruzam as informações com a base de dados do Operador Nacional dos Estados (ONE). Caso seja identificado um MDF-e em aberto, será presumido que o caminhão está carregado, e a cobrança do pedágio será feita com base em todos os eixos, inclusive os suspensos.
Apesar da tecnologia envolvida, também será feita uma checagem visual. Se for constatado que o veículo está realmente vazio, a isenção para eixos que não tocam o solo continuará válida.
A recomendação é que os responsáveis pelas cargas encerrem o MDF-e assim que a entrega for concluída, para evitar cobranças.
- Trafegar com eixos suspensos sem necessidade, além de aumentar o risco de acidentes, configura infração grave, sujeita a multa, conforme o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro.
Notícias dos Poderes
Justiça livra ministro do STF e família de acusações por crime ambiental em propriedades rurais em MT
05 de Maio de 2025 as 14h09Mulher de lobista do STJ nega que marido vá delatar corrupção em tribunais
‘Não comungo da ideia exposta, a qual também não representa a vontade da família ou das partes envolvidas na situação’, diz Mirian Ribeiro
05 de Maio de 2025 as 08h38MT registra mais de 26,6 mil tentativas de fraude em um mês; 3º maior taxa de golpe
Com 7.003 golpes evitados a cada milhão de habitantes, o estado é terceiro no ranking de unidades federativas com maior taxa de fraudes tentadas
04 de Maio de 2025 as 14h37Mato-grossense é suspeito de envolvimento em plano de ataque a bomba a show de Gaga no RJ
04 de Maio de 2025 as 13h19Incêndio destrói ala de salas de aula na Escola Valmor Coparde, em Sinop
03 de Maio de 2025 as 18h24Justiça suspende eleição na FMF; salário de presidente é R$ 215 mil
03 de Maio de 2025 as 12h38Caminhões com eixos suspensos vão passar por conferência
Modalidade autorizada pela ANTT leva em consideração informações do MDF-e
02 de Maio de 2025 as 18h57