Segunda derrota
CNJ rejeita pedido de deputado e mantém posse de Deosdete como desembargador do TJMT
Geral | 06 de Março de 2025 as 15h 02min
Fonte: O documento

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda, manteve a posse do ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).
A decisão, publicada nesta quinta-feira (6), rejeitou o pedido do deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo, conhecido como “Emanuelzinho” (MDB-MT), que tentava anular a nomeação.
Emanuelzinho alegava que a escolha de Deosdete teria sido um processo direcionado, com o governador Mauro Mendes (União) supostamente já tendo definido sua preferência antes mesmo da votação. Para o parlamentar, o processo foi irregular, já que a lista enviada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ao TJMT tinha apenas quatro nomes, quando a Constituição prevê uma lista sêxtupla para o preenchimento da vaga pelo Quinto Constitucional.
O deputado também mencionou um “protesto silencioso” de promotoras e procuradoras que teriam optado por não participar da seleção, alegando que a escolha já estaria definida previamente.
Rabaneda, no entanto, refutou as alegações. Sobre a suposta preferência do governador, o conselheiro afirmou que não há ilegalidade caso o chefe do Executivo tenha uma inclinação por determinado nome, desde que o processo siga os trâmites legais. “Nada há de ilícito o chefe do Executivo não esconder a preferência por um candidato”, pontuou.
Quanto à lista com apenas quatro candidatos, Rabaneda destacou que esse foi o número de inscritos no processo, o que justificaria a formação da chamada “lista quádrupla”. Já sobre o protesto das promotoras, o conselheiro argumentou que não houve impugnações formais após a divulgação da lista.
Além da decisão do CNJ, uma reclamação semelhante apresentada por Emanuelzinho ao Supremo Tribunal Federal (STF) já havia sido arquivada, bem como rejeitada também por unanimidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com isso, Deosdete Cruz Júnior deve assumir o cargo nesta sexta-feira (7), consolidando sua nomeação para o TJMT após a análise e validação das etapas do processo de escolha.
Notícias dos Poderes
Relatório do TCE revela R$ 4,7 bilhões em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja em MT
O relatório preliminar é referente à auditoria sobre os incentivos fiscais do Estado, realizada pelo TCE-MT.
30 de Abril de 2025 as 07h55Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares
Secretário Rogério Ceron descarta, por ora, envolvimento do Tesouro no pagamento de R$ 6,3 bilhões indevidamente cobrados de beneficiários
30 de Abril de 2025 as 07h39TCE-MT antecipa eleição e Sérgio Ricardo será reeleito por unanimidade
Os membros foram unânimes na definição da candidatura única do atual presidente para comandar a 58ª Mesa Diretora do TCE-MT.
29 de Abril de 2025 as 17h58‘Qual governo não cuidou da Ferrogrão?’, indaga ministro
Para Favaro, posição do governo Lula quanto a ferrovia é clara, mas isonomia dos poderes deve ser respeitada
29 de Abril de 2025 as 16h24TJ proíbe vestidos curtos e chapéu em prédios em MT
Portaria ainda proíbe entrada de aplicativos em estacionamentos
29 de Abril de 2025 as 15h59