Grande angular
CNJ aponta envolvimento da empresa Fource em esquema de venda de decisões
Diálogos entre advogado assassinado no Mato Grosso e empresário de Brasília envolvem a Fource, que atua em consultoria empresarial
Geral | 26 de Outubro de 2024 as 11h 44min
Fonte: Metrópoles

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou envolvimento do grupo econômico Fource no esquema de venda de decisões judiciais de gabinete do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revelado a partir de conversas do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, em Cuiabá (MT).
A coluna Grande Angular teve acesso à documentação do CNJ. Em um dos diálogos, Zampieri pediu ao empresário Andreson Gonçalves “o documento do Haroldo”. Segundo as investigações, trata-se de Haroldo Augusto Filho, sócio da empresa Fource Mineração LTDA., juntamento com Valdoir Slapak. Os dois também são do grupo econômico Fource.
Na ocasião, Andreson enviou duas minutas de decisões relacionadas a processos de relatoria da ministra do STJ Nancy Andrighi. O diálogo ocorreu em 10 de agosto de 2023, mas as decisões só foram efetivamente proferidas em 25 de agosto e 4 de setembro.
No dia 31 de julho de 2024, o então corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, encaminhou todo o material para o Ministério Público Federal (MPF) conduzir as investigações em primeira instância, já que envolve pessoas sem foro.
Os diálogos explosivos do celular de Zamperi foram recuperados após o corregedor nacional de Justiça determinar à 12ª Vara Criminal de Cuiabá a cópia integral do material apreendido e que tinha sido confiscado pelo juiz Wladymir Perri, que responde a uma reclamação disciplinar.
Celular confiscado
O magistrado confiscou o aparelho celular do advogado assassinado, negou acesso às partes e deslacrou envelopes físicos, sem acompanhamento do Ministério Público ou defesa.
Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), foram afastados do cargo pelo CNJ, em agosto deste ano. Em uma das conversas citadas pelo CNJ no material encaminhado ao MPF, Zampieri diz a Sebastião que conversou com o “rapaz de Brasília” e que não havia nenhum procedimento contra o desembargador no STJ nem no CNJ.
A ministra do STJ Nancy Andrighi afirmou à coluna que acompanha “com perplexidade as denúncias” e que colocou seu gabinete “à disposição para contribuir na elucidação dos fatos”.
Outro lado
Em nota enviada à coluna, os sócios da Fource afirmam que “repudiam avaliações precipitadas com base em mensagens descontextualizadas e atribuídas a terceiros”.
Eles dizem que “nunca tiveram quaisquer negócios com o senhor Andreson Gonçalves assim como nunca contrataram os serviços do advogado Roberto Zampieri para assuntos relacionados ao STJ”.
“Confio que a apuração realizada pelo Superior Tribunal de Justiça e as investigações das demais autoridades policiais servirão para esclarecer em definitivo o assunto e punir de forma exemplar os envolvidos”, afirmou.
“Por fim, afirmam que sempre atuaram dentro da mais absoluta lisura e transparência, colocando-se desde já à inteira disposição da Justiça para o mais célere esclarecimento”, acrescenta o comunicado.
Notícias dos Poderes
Após atropelar e matar homem, mulher bota culpa em sapatos de luxo
Segundo amigos próximos, suspeita fazia o uso de drogas regularmente
21 de Outubro de 2025 as 20h53Motociclista morre em colisão com carro na MT-140 em Sinop
21 de Outubro de 2025 as 20h45Presidente do TCE propõe união dos municípios e mesa técnica para fim dos lixões em MT
21 de Outubro de 2025 as 20h35Mosquitos são vistos pela primeira vez na Islândia: 'A fortaleza caiu'
Agora, só a Antártica permanece livre desses insetos transmissores de várias doenças
22 de Outubro de 2025 as 07h00Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio
Prazo para atualização cadastral termina no dia 27 de outubro
21 de Outubro de 2025 as 16h48Exposição fotográfica celebra a identidade e as histórias de moradores da cidade
A mostra itinerante e gratuita é um convite à democratização da arte, propondo uma experiência afetiva ao criar um acervo cultural de retratos que eternizam moradores da cidade
21 de Outubro de 2025 as 15h12MT investiga suspeita de 2º caso de intoxicação por metanol em MT
Este é o segundo caso sob investigação em Mato Grosso. Na semana anterior, um jovem de 24 anos está internado no HMC, em Cuiabá
21 de Outubro de 2025 as 15h02Esmeralda de R$ 2 bilhões é guardada em bunker em SP enquanto aguarda leilão
Negociação foi aberta em 18 de setembro e, por enquanto, não há interessados pela canga
21 de Outubro de 2025 as 10h43