'Esquema organizado'
CNJ: advogado supostamente dava presentes de luxo e propina para desembargadores
Além do afastamento dos juízes, a CNJ pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos desembargadores e de outros servidores do TJMT
Geral | 01 de Agosto de 2024 as 21h 44min
Fonte: MidiaJur

As investigações realizadas pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) apontaram que os desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, não só recebiam propinas em dinheiro como também presentes de luxo do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros no final do ano passado.
“As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirmou o Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que ressaltou ainda que há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com Zampieri.
Salomão determinou a afastamento dos desembargadores nesta quinta-feira (1º), assim como pediu a instauração de reclamações disciplinares e quebra dos sigilos bancário e fiscal dos desembargadores e de outros servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.
A Corregedoria Nacional apontou ainda que, “em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri”, os autos sugerem, “efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”.
A assessoria do TJMT afirmou que recebeu a decisão de Luis Felipe Salomão e que o processo tramita em segredo de justiça.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22Raio provoca incêndio e destrói 400 fardos de algodão em fazenda de MT
Além dos bombeiros, cerca de 50 funcionários da fazenda ajudaram no controle das chamas usando maquinários agrícolas.
17 de Outubro de 2025 as 16h09Incêndio de grandes proporções atinge barracão e residência em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 15h48PF encontra mensagem sobre suposto repasse à filha de ministro
Investigação cita Andreson Gonçalves, Roberto Zampieri e empresário Haroldo Gonçalves, da Fource
17 de Outubro de 2025 as 14h16ALMT entrega honrarias a personalidades e entidades de MT
17 de Outubro de 2025 as 14h10Como funcionava o esquema de venda de sentenças do STJ, segundo o próprio STJ
Um processo que tramitou sob relatoria da ministra Nancy Andrighi no período em que Márcio José Toledo Pinto era assessor do gabinete foi analisado em detalhes pela sindicância
17 de Outubro de 2025 as 14h00