'Esquema organizado'
CNJ: advogado supostamente dava presentes de luxo e propina para desembargadores
Além do afastamento dos juízes, a CNJ pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos desembargadores e de outros servidores do TJMT
Geral | 01 de Agosto de 2024 as 21h 44min
Fonte: MidiaJur

As investigações realizadas pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) apontaram que os desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, não só recebiam propinas em dinheiro como também presentes de luxo do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros no final do ano passado.
“As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirmou o Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que ressaltou ainda que há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com Zampieri.
Salomão determinou a afastamento dos desembargadores nesta quinta-feira (1º), assim como pediu a instauração de reclamações disciplinares e quebra dos sigilos bancário e fiscal dos desembargadores e de outros servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.
A Corregedoria Nacional apontou ainda que, “em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri”, os autos sugerem, “efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”.
A assessoria do TJMT afirmou que recebeu a decisão de Luis Felipe Salomão e que o processo tramita em segredo de justiça.
Notícias dos Poderes
Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55