Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Mutirão de saúde

Cirurgias de catarata do programa Fila Zero beneficiam dezenas de pacientes

Nos próximos meses serão realizados outros mutirões com a finalidade de zerar a fila de espera do município

Geral | 06 de Outubro de 2023 as 13h 49min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Sinop, por meio da Central de Regulação, realizou um mutirão de cirurgias de catarata, onde foram realizados 50 procedimentos. A ação aconteceu na última semana em Lucas do Rio Verde, no Centro de oftalmologia, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, o Programa Mais MT Cirurgias, do Governo de Mato Grosso, e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. 

Nos próximos meses serão realizados outros mutirões com a finalidade de zerar a fila de espera do município. O programa visa diminuir a fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia ou exames médicos no município. Além das cirurgias oftalmológicas, estão incluídos procedimentos nas áreas de urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além de exames de imagem como ressonância magnética e tomografia.

A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes que aguardam na fila para informar o dia, local e horário das cirurgias, por isso é importante que os pacientes mantenham o cadastro único atualizado e fiquem atentos à convocação, para que seja possível zerar a fila.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, o objetivo é ofertar o maior número de procedimentos. “A catarata é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas, levando à perda da visão se não for tratada. O Programa Fila Zero vem para reduzir o tempo de espera para cirurgias oftalmológicas críticas. Essas cirurgias restauraram a visão dos pacientes que aguardavam por oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, enfatizou.