Perda
Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos no Rio de Janeiro
Geral | 14 de Fevereiro de 2025 as 09h 34min
Fonte: Redação DCM

O cineasta Cacá Diegues, diretor de clássicos do cinema brasileiro como ‘Bye Bye Brasil’, ‘Deus é Brasileiro’ e ‘Tieta do Agreste’, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
A família informou que ele teve complicações após uma cirurgia, mas não divulgou detalhes sobre o hospital ou o procedimento.
Trajetória e carreira
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió, no dia 19 de maio de 1940, e se mudou para o Rio de Janeiro ainda na infância. Na capital fluminense, cresceu no bairro de Botafogo e se destacou como um dos grandes nomes do Cinema Novo, movimento cinematográfico que revolucionou a linguagem do cinema brasileiro ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade.
Ao longo da carreira, dirigiu mais de 20 longas-metragens. Entre seus filmes mais premiados estão ‘Xica da Silva’, ‘Bye Bye Brasil’, ‘Tieta do Agreste’ e ‘Deus é Brasileiro’. Também assinou obras como ‘Ganga Zumba’, ‘Quilombo’, ‘Orfeu’ e ‘O Grande Circo Místico’, baseado na obra de Jorge de Lima.
O cineasta recebeu diversas homenagens ao longo da vida. Em 2012, foi celebrado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2016, a escola de samba Inocentes de Belford Roxo dedicou um desfile a ele com o enredo ‘Cacá Diegues — Retratos de um Brasil em Cena’. Durante o desfile, Cacá desfilou emocionado e afirmou: “É um prazer inenarrável ser homenageado por uma escola de samba”.
Em 2018, Diegues foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira 7, que pertencia ao também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Entre outros ocupantes ilustres da cadeira estiveram Euclides da Cunha e Pontes de Miranda.
Cacá Diegues deixa quatro filhos, sendo dois do casamento com a cantora Nara Leão, além de três netos. Desde 1981, era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.
Notícias dos Poderes
Engavetamento envolve 8 veículos na BR-163 em Sinop
17 de Maio de 2025 as 12h44‘CPI não resolve nada’, diz Juarez Costa sobre CPMI para investigar rombo do INSS
17 de Maio de 2025 as 12h39Exponorte movimenta Sinop com atrações e shows nacionais
Após oito anos, evento retorna com rodeio, shows, parque de diversões e palestras; impacto é sentido no comércio e na economia local
16 de Maio de 2025 as 13h54Nilson Neto fala sobre sucesso nas redes sociais e primeira apresentação em Sinop: 'Realizando um sonho'
16 de Maio de 2025 as 12h57Em MT mais de 101 mil pessoas ficaram sem energia por causa de batidas em poste neste ano
Foram 298 postes trocados por causa de imprudência no trânsito em todo estado.
16 de Maio de 2025 as 10h57Idosa de 65 anos morre atropelada pelo próprio carro em MT
Mulher desceu do veículo para urinar
16 de Maio de 2025 as 09h38