Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 10 de Outubro de 2025

Menu

Alerta climático

Ciclone no Sul do país traz alerta de chuvas intensas para Mato Grosso

O avanço do sistema frontal, impulsionado por um

Geral | 09 de Outubro de 2025 as 15h 57min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

Mato Grosso deve se preparar para a chegada de chuvas intensas e tempestades no feriado de Nossa Senhora Aparecida, neste domingo (12), quando também é celebrado o Dia das Crianças. O alerta é motivado pela formação de um ciclone entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, cuja frente fria irá varrer o centro-sul do Brasil.

O sistema será alimentado por uma enorme quantidade de vapor d'água – um "rio atmosférico" que transporta calor e umidade, aumentando drasticamente a instabilidade da atmosfera e a severidade das tempestades.

Conforme O Tempo, A linha de tempestades deve avançar rapidamente, alcançando Mato Grosso no final da tarde e noite de domingo (12).

As tempestades têm potencial para serem muito intensas na faixa oeste de Mato Grosso, assim como no Mato Grosso do Sul e no Oeste do Paraná.

Há risco elevado de granizo, rajadas intensas de vento e alta densidade de raios nas áreas atingidas.

Retorno das chuvas na segunda-feira

Na segunda-feira (13), a chuva retorna ao Brasil central. Entre a madrugada e o amanhecer, a frente fria afetará uma faixa que inclui Cáceres (MT), Campo Grande (MS) e o interior de São Paulo.

Embora as tempestades da segunda-feira tendam a ser menos intensas que as de domingo, ainda há risco de danos, com a chuva se espalhando num corredor de umidade que atinge também o Sul de Goiás e o Triângulo Mineiro.

A passagem do sistema frontal causará um rastro de tempestades severas em diversos estados. No domingo (12), o alerta começa no Rio Grande do Sul (especialmente na fronteira Oeste), avançando para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Apesar dos riscos de transtornos e danos causados pelas tempestades, a chuva traz um benefício esperado: ela representa um alívio para os níveis críticos de baixa umidade relativa do ar que foram registrados no Brasil Central ao longo das últimas semanas, podendo marcar, inclusive, o início da estação chuvosa na região.

A recomendação é que os moradores de Mato Grosso acompanhem os alertas meteorológicos e evitem sair de casa durante os períodos de maior intensidade da chuva e dos ventos.