Proposta aceita
Chega ao fim a greve dos professores das universidades federais
Categoria aceitou proposta de reajuste e reestruturação da carreira enviada pelo governo federal no início deste mês
Geral | 24 de Junho de 2024 as 07h 17min
Fonte: PNB Online

A greve dos professores das universidades federais chegou ao fim em todo o país. Neste domingo (23.06), os professores das universidades federais decidiram encerrar a greve nacional que foi deflagrada no mês de abril em instituições de ensino superior de todo o país.
A decisão foi tomada após assembleias estaduais, que reuniram maioria favorável de votos à aceitação de uma proposta de reajuste enviada pelo governo federal. Em Mato Grosso, os professores em assembleia da categoria realizada na sexta-feira (21.06), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), haviam definido pela manutenção da greve.
Com votos da maioria, de acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), o comando nacional da greve decidiu encerrar as paralisações a partir desta quarta-feira (26.06), quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta.
A greve foi iniciada devido à insatisfação com a política salarial, orçamentária e questões não financeiras para as universidades federais.
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), as paralisações deverão ser finalizadas até o dia 3 de julho. Já o retorno às aulas dependerá de decisão interna de cada instituição federal, que tem prerrogativa para definir o próprio calendário acadêmico.
Em Mato Grosso, servidores de seis campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) já haviam decidido retomar as atividades, paralisadas em abril deste ano. Outras dez unidades da instituição seguiam em greve, conforme informou o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).
Outras categorias
Neste domingo, ainda segundo o G1, o sindicato que representa os professores e técnicos-administrativos de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e outras unidades de ensino básico, técnico e tecnológico anunciaram acordo para encerrar a greve.
Somente os técnicos-administrativos vinculados às universidades federais ainda não decidiram pelo encerramento do movimento grevista.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18