'CORREIOS DO CRIME'
Chefe do MP defende que advogados de faccionados tenham conversas gravadas nos presídios
Geral | 25 de Novembro de 2024 as 21h 29min
Fonte: Repórter MT
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Junior, chefe do Ministério Público, defendeu que as conversas entre presos ligados a facções e seus advogados sejam gravadas dentro dos presídios mato-grossenses, como uma estratégica para frear o crime organizado.
De acordo com Deosdete, alguns desses advogados têm atuado como “correios do crime”, ajudando seus clientes faccionados a continuar cometendo desmandos de dentro das cadeias.
“Essas pessoas continuam falando lá de dentro, com muitas vezes advogados que usurpam dessa função, que são poucos ‘correios do crime’- e aqui eu faço uma deferência à OAB, eu respeito a essa instituição tão essencial à democracia -, mas nós precisamos relativizar esse direito sim. O advogado que está atendendo um faccionado, ele tem que ter a sua conversa gravada para o bem da sociedade”, disse ele, durante evento em que o Governo do Estado lançou o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado", nesta segunda-feira (25).
Para o procurador-geral, todo o esforço do Estado e do Judiciário tem sido em vão e é preciso “tocar nessa ferida”.
“Eu vejo o esforço do poder executivo, eu vejo o esforço do Poder Judiciário, eu vejo o esforço do Ministério Público. Os nossos clientes estão todos presos, salvo raríssimas exceções. (...) Passou da hora de discutirmos sobre isso. Nós precisamos colocar o dedo nessa ferida, as penas são brandas, o processo ainda é muito lento, são muitas instâncias recursais.”
Deosdete destacou a frustração do Ministério Público e das forças de segurança, que investigam, oferecem as denúncias e levam os bandidos à prisão, onde eles continuam cometendo os crimes como se ainda estivessem livres.
“Eu espero que daqui alguns meses a gente possa colher resultados bastante promissores, porque é muito desanimador. Oferecemos denúncias, conseguimos condenações para essas pessoas continuarem de dentro dos nossos presídios praticando crimes e mandando degolar pessoas, isso é o pior”, concluiu.
Notícias dos Poderes
O legado da Norte Show 2024 e as expectativas para 2025
22 de Janeiro de 2025 as 17h16Polícia do RJ prende investigados por vender carne podre da enchente no RS
22 de Janeiro de 2025 as 15h55Homem carrega mãe de 100 anos morta em cadeira de rodas após ‘demora’ para remoção do corpo
Serviço social teria demorado muito para remover o corpo, e o homem decidiu levá-lo até o CRAS
22 de Janeiro de 2025 as 15h37Residencial Jardim Califórnia chega a 30% de execução da obra; Parque Amazonas I e II também avançam
22 de Janeiro de 2025 as 15h27'Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras', afirma governador
Mauro Mendes adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025
22 de Janeiro de 2025 as 10h34Médica morre presa às ferragens em batida envolvendo carro e carreta na BR-070
Corpo foi encaminhado ao IML
22 de Janeiro de 2025 as 08h31Pais mortos na frente do filho foram assassinados por dívida de 800 cabeças de gado em MT
Vítimas foram identificadas como Romildo Borges Martins, de 40 anos, e Crislene Aparecida Ferreira Alves, de 39 anos.
21 de Janeiro de 2025 as 20h00Delegado: 'Foi desmedido; indiciarei por tentativa de homicídio'
Soldador alegou que esposa era humilhada; delegado diz não haver indício de violação de direitos
21 de Janeiro de 2025 as 19h56