Segundo estudo
ChatGPT supera habilidade diagnóstica de médicos em estudo nos EUA
Plataforma de inteligência artificial atingiu a pontuação máxima em análise de diagnósticos, mas houve mais erros na capaciedade de raciocínio clínico; entenda
Geral | 04 de Abril de 2024 as 07h 09min
Fonte: Redação Galileu

Entre as profissões que têm a inteligência artificial (IA) como aliada está a medicina. Segundo um estudo publicado no periódico Jama Network Open, a tecnologia já é capaz de se igualar a médicos na hora de cravar diagnósticos.
A pesquisa foi conduzida por estudiosos do Centro Médico Beth Israel Deaconess (BIDMC), em Boston, nos Estados Unidos. A equipe utilizou uma ferramenta denominada revised-IDEA (r-IDEA), que foi desenvolvida para avaliar o raciocínio clínico dos médicos e da plataforma de inteligência artificial chatbot GPT-4, da empresa estadunidense Open AI.
Foram recrutados para o estudo 21 médicos assistentes e 18 residentes. Cada um trabalhou em um dos 20 casos clínicos selecionados. A investigação era composta por quatro estágios sequenciais de raciocínio diagnóstico, e os participantes foram instruídos a escrever e justificar suas análises clínicas em cada estágio.
Paralelamente, o chatbot GPT-4 — plataforma baseada em modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) — recebeu instruções idênticas às dos médicos e avaliou todos os 20 casos clínicos. Mais conhecido como ChatGPT, o sistema é capaz de entender e gerar textos semelhantes aos escritos por humanos.
"A primeira etapa é a triagem dos dados, quando o paciente conta o que está incomodando e você obtém os sinais vitais", explica a autora principal Stephanie Cabral, residente no terceiro ano em medicina interna no BIDMC, em comunicado. "A segunda etapa é a revisão do sistema, quando você obtém informações adicionais do paciente. A terceira é o exame físico, e a quarta é a realização de testes diagnósticos e exames de imagem."
As respostas geradas por IA foram avaliadas pela ferramenta r-IDEA e obtiveram as melhores pontuações: a média dos médicos assistentes foi 9; dos residentes, 8; e do ChatGPT, 10. Houve um empate entre os médicos e a plataforma em relação à precisão do diagnóstico.
Por outro lado, na avaliação de raciocínio clínico, houve erros mais frequentes nas respostas pelo chatbot do que pelos residentes. Isso demonstra que a tecnologia é útil como uma ferramenta de auxílio, e não de substituição da avaliação clínica humana.
"Estudos iniciais sugeriam que a IA poderia fazer diagnósticos, se todas as informações lhe fossem fornecidas", destaca Adam Rodman, pesquisador do BIDMC. "O que nosso estudo mostra é que a IA demonstra um raciocínio real — talvez um raciocínio melhor do que as pessoas em múltiplos passos do processo. Temos uma chance única de melhorar a qualidade e a experiência da assistência médica para os pacientes."
Notícias dos Poderes
Aeroporto de VG fecha no período noturno para manutenção e prejudica voos
O remanejamento dos voos durante o período de obras tem causado atrasos, cancelamentos e diversos transtornos aos passageiros.
02 de Agosto de 2025 as 09h30Academia é condenada em R$ 100 mil por cobrança extra
01 de Agosto de 2025 as 17h04Prefeito de Cuiabá e homem trans 'batem-boca' por causa de pronome neutro
01 de Agosto de 2025 as 15h54Mato Grosso tem redução de 70% nos focos de calor em julho; menor índice em 27 anos
Clima ajudou para a redução, mas impacto também é resultado da política de tolerância zero contra os crimes ambientais
01 de Agosto de 2025 as 15h48Gasolina com 30% de etanol entra em vigor a partir desta sexta-feira
Governo afirma que economia para o consumidor final pode chegar até R$ 0,20 por litro de gasolina comum
01 de Agosto de 2025 as 15h13Conselheiro Antonio Joaquim articula nova luta para ampliar recursos da educação infantil em 2025
34 municípios já aderiram ao edital do governo estadual para construção de creches, mas recurso previsto não será suficiente
01 de Agosto de 2025 as 15h07Lançada a campanha de renegociação de dívidas e de incentivo à educação financeira
01 de Agosto de 2025 as 14h43Governador sanciona lei que congela valores do Fethab
Medida garante previsibilidade ao setor agropecuário ao manter fixo o valor da contribuição de fundo estadual
01 de Agosto de 2025 as 14h31