Mato Grosso
Chapa de Claudecir poderá ser excluída da eleição do CRECI-MT
Comissão Eleitoral deverá analisar o pedido de exclusão do pleito eleitoral apresentado pela chapa adversária
Geral | 01 de Julho de 2021 as 10h 50min
Fonte: Redação

A Chapa 2 ‘Pra Frente Corretor’, representada por Claudecir Contreira, atual vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, poderá ser excluída do pleito eleitoral do Sistema CRECI-COFECI, triênio 2022/2024,que será realizada no dia 7 de julho.
O pedido de exclusão para a Comissão Eleitoral Federal-CEF do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - COFECI, foi protocolado pelo representante da Chapa 1 ‘CRECI cada vez melhor’ em29 de junho, com base nos fundamentos do artigo 48 das Normas Eleitorais (Resolução Cofeci n. 1.446/2020) e no Código de Ética Profissional (Resolução Cofeci n. 326/92).
Nossa reportagem teve acesso a representação, dentre os motivos mais relevantes é que Claudecir responde a 17 processos disciplinares e reúne fatos já replicados nas grandes mídias, como acusações nas esferas trabalhista, cível e criminal por crime de injúria racial (reincidente) e assédio por meio de insinuações homofóbicas. Vítimas são funcionário e ex-funcionária do Creci, ambas ingressaram com ações pedindo reparação por danos morais contra o representante da chapa 2 e ao Creci/MT. Claudecir confessou a prática criminal de injúria racial, e fez acordo com o Ministério Público de prestação de serviço à comunidade.
O pedido de exclusão, se baseia ainda da divulgação de promessas ilegais ou irrealizáveis e de informações incompatíveis com a ética. Promessas divulgadas pela Chapa 2, que são vedadas pela legislação e consideradas eleitoreiras são à redução do valor da anuidade (regulada pelo art. 16, VII, §§ 1º e 2º da Lei 6.530/78), mudança da lei que obriga o corretor a votar (cabe exclusivamente ao Congresso Nacional e não ao conselho de classe), piso salarial, cesta básica, aposentadoria, seguro, plano de saúde, clube social e assemelhados.
O documento destaca que Claudecir teria se utilizado do cargo para pressionar e ameaçar um funcionário do Setor de Informática do CRECI/MT, para que esse lhe forneça informações confidenciais de eleitores e resolva uma série de demandas de ordem administrativa relacionadas a vários corretores, mesmo sem ter autorização/procuração ou consentimento para fazê-lo, o que fere a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados e a Resolução - COFECI n. 1.446/2020.
O pedido de exclusão se deve também, pelo fato do representante da Chapa 2, em represália ao mesmo funcionário, ter disponibilizando o número do seu celular corporativo na internet, instigando todos os corretores a encaminhar mensagens de WhatsApp, mesmo fora do horário do expediente, agindo claramente com fins eleitoreiros e com o intuito de constranger o referido funcionário.
O documento destaca que a própria Comissão de Análise Eleitoral constatou que vários membros da chapa 2 intitulada “Pra Frente Corretor” se encontravam em desacordo com as normas eleitorais, motivo ao qual indeferiu o registro da Chapa 2, que concorre ao pleito eleitoral por força de liminar concedida pela justiça.
Consta do pedido de exclusão, apelo à Comissão Eleitoral, de que é uma afronta, Claudecir, em uma eventual eleição,caso eleito, venha ocupar o cargo de presidente do Creci/MT, após ter sido flagrado abusando do poder diretivo, assediando e injuriando terceiros e servidores a ele subordinados, além de ferir o código de ética da profissão e demonstrar desprezo às disposições legais e regimentais como fiscalizar e aplicar punição disciplinar por exercício ilegal da profissão e falta de pagamento da anuidade, já que o mesmo não cumpre essas obrigações.
O representante da chapa 2 tem prazo de dois dias para apresentar defesa. A Comissão Eleitoral do Cofeci, poderá analisar o pedido de exclusão durante ou após o pleito eleitoral, o que possibilita a invalidação dos votos estabelecidos a Chapa 2.
Notícias dos Poderes
Seduc retifica remuneração do concurso público 2025 e critérios de avaliação de títulos
São 1.500 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o cargo de professor da educação básica
06 de Maio de 2025 as 18h20STF torna réus sete acusados de integrar ‘núcleo 4’ de tentativa de golpe de estado
07 de Maio de 2025 as 07h00TCE-MT e OAB-MT debatem parceria para fortalecimento das ouvidorias gerais
06 de Maio de 2025 as 16h04Mulher que teve o corpo queimado com gasolina pelo irmão está em estado grave
06 de Maio de 2025 as 16h02IPVA de veículos com placas finais 8,9 e 0 deve ser pago até 30 de maio
Contribuintes podem optar por pagar o IPVA à vista, garantindo descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o imposto em até oito vezes
06 de Maio de 2025 as 15h39Municípios têm até 12 de maio para enviar dados do IMEA referentes ao exercício 2024
Em 2025 o novo índice possui peso de 2% na distribuição da cota parte do ICMS às prefeituras
06 de Maio de 2025 as 15h10