Mato Grosso
Chapa de Claudecir poderá ser excluída da eleição do CRECI-MT
Comissão Eleitoral deverá analisar o pedido de exclusão do pleito eleitoral apresentado pela chapa adversária
Geral | 01 de Julho de 2021 as 10h 50min
Fonte: Redação

A Chapa 2 ‘Pra Frente Corretor’, representada por Claudecir Contreira, atual vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, poderá ser excluída do pleito eleitoral do Sistema CRECI-COFECI, triênio 2022/2024,que será realizada no dia 7 de julho.
O pedido de exclusão para a Comissão Eleitoral Federal-CEF do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - COFECI, foi protocolado pelo representante da Chapa 1 ‘CRECI cada vez melhor’ em29 de junho, com base nos fundamentos do artigo 48 das Normas Eleitorais (Resolução Cofeci n. 1.446/2020) e no Código de Ética Profissional (Resolução Cofeci n. 326/92).
Nossa reportagem teve acesso a representação, dentre os motivos mais relevantes é que Claudecir responde a 17 processos disciplinares e reúne fatos já replicados nas grandes mídias, como acusações nas esferas trabalhista, cível e criminal por crime de injúria racial (reincidente) e assédio por meio de insinuações homofóbicas. Vítimas são funcionário e ex-funcionária do Creci, ambas ingressaram com ações pedindo reparação por danos morais contra o representante da chapa 2 e ao Creci/MT. Claudecir confessou a prática criminal de injúria racial, e fez acordo com o Ministério Público de prestação de serviço à comunidade.
O pedido de exclusão, se baseia ainda da divulgação de promessas ilegais ou irrealizáveis e de informações incompatíveis com a ética. Promessas divulgadas pela Chapa 2, que são vedadas pela legislação e consideradas eleitoreiras são à redução do valor da anuidade (regulada pelo art. 16, VII, §§ 1º e 2º da Lei 6.530/78), mudança da lei que obriga o corretor a votar (cabe exclusivamente ao Congresso Nacional e não ao conselho de classe), piso salarial, cesta básica, aposentadoria, seguro, plano de saúde, clube social e assemelhados.
O documento destaca que Claudecir teria se utilizado do cargo para pressionar e ameaçar um funcionário do Setor de Informática do CRECI/MT, para que esse lhe forneça informações confidenciais de eleitores e resolva uma série de demandas de ordem administrativa relacionadas a vários corretores, mesmo sem ter autorização/procuração ou consentimento para fazê-lo, o que fere a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados e a Resolução - COFECI n. 1.446/2020.
O pedido de exclusão se deve também, pelo fato do representante da Chapa 2, em represália ao mesmo funcionário, ter disponibilizando o número do seu celular corporativo na internet, instigando todos os corretores a encaminhar mensagens de WhatsApp, mesmo fora do horário do expediente, agindo claramente com fins eleitoreiros e com o intuito de constranger o referido funcionário.
O documento destaca que a própria Comissão de Análise Eleitoral constatou que vários membros da chapa 2 intitulada “Pra Frente Corretor” se encontravam em desacordo com as normas eleitorais, motivo ao qual indeferiu o registro da Chapa 2, que concorre ao pleito eleitoral por força de liminar concedida pela justiça.
Consta do pedido de exclusão, apelo à Comissão Eleitoral, de que é uma afronta, Claudecir, em uma eventual eleição,caso eleito, venha ocupar o cargo de presidente do Creci/MT, após ter sido flagrado abusando do poder diretivo, assediando e injuriando terceiros e servidores a ele subordinados, além de ferir o código de ética da profissão e demonstrar desprezo às disposições legais e regimentais como fiscalizar e aplicar punição disciplinar por exercício ilegal da profissão e falta de pagamento da anuidade, já que o mesmo não cumpre essas obrigações.
O representante da chapa 2 tem prazo de dois dias para apresentar defesa. A Comissão Eleitoral do Cofeci, poderá analisar o pedido de exclusão durante ou após o pleito eleitoral, o que possibilita a invalidação dos votos estabelecidos a Chapa 2.
Notícias dos Poderes
Sorriso está entre as 20 cidades mais violentas do Brasil
O município mato-grossense registrou 59,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, segundo o Anuário; maioria das cidades mais violentas concentra‑se no Nordeste.
24 de Julho de 2025 as 16h52Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027
Projeto usará aproveitamento de disciplinas para inserir estudantes mais rápido no mercado de trabalho
24 de Julho de 2025 as 11h43Abriu hoje, 24 de julho, a consulta ao terceiro lote de restituição de IRPF 2025
O lote é formado por 7.219.048 restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 10 bilhões.
24 de Julho de 2025 as 11h33Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025
Estado investe mais de R$ 4 bilhões por ano em obras de infraestrutura rodoviária
24 de Julho de 2025 as 09h44Tatuador de Sinop finaliza estúdio com crédito da Desenvolve MT
Crédito obtido junto à agência foi decisivo para a conclusão do projeto, possibilitando a finalização dos detalhes
24 de Julho de 2025 as 09h38Afastados, juízes vão custar cerca de 1,2 milhão ao Judiciário até conclusão de PAD
24 de Julho de 2025 as 07h53Catedral de Cuiabá ganha destaque nacional em perfil do Ministério do Turismo
Ícone da fé e da história mato-grossense, a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá é reconhecida como cartão-postal da capital
23 de Julho de 2025 as 16h59