Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 29 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Cerca de 20% dos alunos ainda não receberam o uniforme escolar

Falhas nas entregas dos uniformes é mais frequente nas creches

Geral | 05 de Junho de 2019 as 08h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Faltando menos de 30 dias para a metade do ano letivo, cerca de 20% das crianças da rede pública de educação de Sinop ainda não receberam os uniformes escolares. A compra do material foi feita em dezembro de 2018, no entanto, falhas na logística de entrega fazem com que parte dos alunos ainda não tenham recebido os uniformes.

Segundo a secretária de Educação, Veridiana Paganotti, o município investiu R$ 2,3 milhões na compra dos uniformes – dinheiro que saiu do orçamento da Educação do ano de 2018. Através de uma adesão a uma ata de licitação já existente, Sinop comprou 16 mil “kits”, a fim de atender a todos os estudantes da rede municipal.

O planejamento inicial era para que cada aluno da educação infantil (creches) recebesse 2 camisetas, 2 bermudas, 1 par de tênis e 1 mochila. Para os do Ensino Fundamental, o kit tem 2 camisetas, 2 calças, 1 par de tênis, 1 mochila.

As mochilas, que são padrão, foram 100% entregues. Com os alunos do ensino fundamental, a logística de entrega também correu bem. O problema foi com os alunos da Educação Infantil. Segundo Veriana, houve falha na comunicação dos pais com as escolas ao informar aos tamanhos dos uniformes. No caso das camisetas, bermudas e calças, as peças estão sendo devolvidas para a malharia, que estão adequando os tamanhos para então devolver as peças. “Essa semana a Creche Santo Antônio já recebeu a leva de uniformes ajustados e gradativamente as demais unidades também receberão. Acredito que em um mês todas as crianças já estarão com seus uniformes", explicou Veridiana.

Uma das dificuldades foi com a entrega dos tênis. Como não podem ser ajustados, o município comprou 14 mil pares do calçado, deixando 2 mil peças para adquirir em um segundo momento. A ideia era distribuir os 14 mil pares ao estilo “Cinderela”, buscando o aluno que tenha o pé do tamanho dos tênis que integram o lote. As crianças que acabaram ficando sem, tiveram seus tamanho anotados, e o novo lote virá sobre encomenda – o que também deve ocorrer dentro de um mês.

Além disso, a secretária aditivou em 25% o volume da compra a fim de atender a demanda de novos alunos. Segundo Veridiana, foram 900 novas crianças matriculadas apenas nas creches entre fevereiro e abril. “Essas crianças também estão sem uniformes. Com o aditivo, teremos mais 2 mil kits de uniformes para entregar aos alunos que começaram depois do início do ano letivo”, esclareceu a secretária.

 

Para o próximo ano

A compra e entrega de uniformes da rede municipal de educação é uma política pública instituída por lei e, como tal, será mantida. Para o próximo ano letivo a secretaria pretende entregar os uniformes em dezembro, no final das aulas. “Como teremos os tamanhos e a numeração de cada aluno, faremos o pedido de forma exata para os fornecedores, evitando assim a necessidade de ajustar os uniformes”, justificou Veridiana.