Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 04 de Dezembro de 2023

Menu

CRAS

Centros de Assistência Social (CRAS) de Sinop estão com novas atividades disponíveis no esporte, música e artesanato

De acordo com o último levantamento do sistema do Cadastro Único, 24,8 mil famílias de Sinop estão cadastradas e são usuárias dos serviços ofertados pelos CRAS

Geral | 31 de Março de 2023 as 14h 44min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Foto: Divulgação

Sinop conta com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em diferentes regiões da cidade, nos bairros Boa Esperança, Jardim das Palmeiras, Menino Jesus e Jardim Paulista. Para participar das atividades oferecidas pelo CRAS o morador deve procurar a unidade mais perto e fazer sua inscrição. Cada unidade realiza semanalmente os grupos de convivência e oficinas, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Entre as atividades estão as oficinas de musicalização, com canto e técnica vocal, artesanato com crochê e pintura em tecido. Crianças e adolescentes participam de oficinas de desenho, aulas de violão, tênis de mesa, Jiu-Jitsu e capoeira. 

De acordo com o último levantamento do sistema do Cadastro Único, 24,8 mil famílias de Sinop estão cadastradas e são usuárias dos serviços ofertados pelos CRAS. Sendo 5,8 mil na unidade do Boa Esperança, 5,1 mil no CRAS Menino Jesus, 4,6 mil no CRAS Paulista e cerca de 8,5 mil no Palmeiras. Os serviços são destinados especialmente para pessoas que estão passando por conflitos familiares e comunitários, desemprego, insegurança alimentar, pessoas com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, do Prestação Continuada (BPC), entre outros. 

São feitos grupos de convivência com mulheres, idosos, crianças e entre as famílias e atendimentos particulares, para que a equipe técnica avalie cada caso e a necessidade particular de cada pessoa e família que busca atendimento, para que, posteriormente, serviços secundários de Saúde, mercado de trabalho, moradia e outros.  

O CRAS Boa Esperança, fica na rua Benedita Nogueira, cruzamento com rua Antônio Haidler, com fluxo diário médio de 50 pessoas por dia, a unidade atende cerca de 53 bairros circunvizinhos. Já o CRAS Palmeiras está localizado na rua das Dracenas, nº 1712, no Jardim das Violetas, a equipe presta atendimento para população de 47 bairros, fazendo em média 60 atendimentos diários dentro da unidade.  

A unidade do Paulista é responsável por ofertar serviços e oficinas para moradores de 55 bairros e diariamente são atendidas em média de 35 a 40 pessoas que vão em busca de algum serviço específico. (66) 9 9988-3792. Por fim, o CRAS Menino Jesus abrange 57 bairros e atende cerca de 60 moradores por dia.

O que é um CRAS?
Os Centros de Referência de Assistência Social fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são responsáveis pelo atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. O objetivo central é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, conscientizar e prevenir situações de violação de direitos, por meio do acompanhamento e orientação da equipe técnica, com profissionais da assistência social, psicólogos, bem como nos grupos de convivência, onde são desenvolvidas atividades individuais e de integração. 

Nas unidades são apresentados os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e feita a orientação sobre os benefícios sociais disponíveis a nível municipal, estadual e federal. Como é o caso do Cadastro Único, critério básico que o morador precisa ter para garantir o acesso aos serviços, o Programa Família Forte do Governo Federal, que proporciona o fortalecimento do vínculo familiar, além da oferta de apoio psicossocial. 

Confira os números de telefone do CRAS mais perto de você, para obter mais informações sobre as oficinas e grupos de convivência e demais serviços:

CRAS Boa Esperança: (66) 9 9998-8770

CRAS Menino Jesus: (66) 9 9658-1541

CRAS Palmeiras (66) 9 9998-8760 

CRAS Paulista: (66) 9 9988-3792