Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 24 de Fevereiro de 2024

Menu

Serviços OnLine

Central eletrônica oferece segurança e agilidade no acesso a serviços oferecidos pelos cartórios de MT

A Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) reúne dados e documentos de mais de 200 cartórios de Mato Grosso num único local

Geral | 01 de Novembro de 2023 as 17h 34min
Fonte: Assessoria Anoreg-MT

Foto: Assessoria Anoreg-MT

Idealizada para facilitar o acesso a informações, serviços e documentos expedidos pelos cartórios mato-grossenses, a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) oferece aos usuários a mesma segurança e validade dos atos praticados presencialmente nas unidades, mas de forma mais prática, no conforto de casa.

A central recepciona todos os serviços de 261 cartórios do estado em um único lugar, facilitando o acesso ao cidadão que não precisa mais se deslocar para obter documentos, como segundas vidas de certidões de nascimento e casamento, escrituras de compra e venda, certidões de imóveis, procurações, entre outros.

O acesso pode ser feito pelo computador, tablet ou smartphone. Primeiro, é necessário se cadastrar no site app.anoregmt.org.br/#/opcoes. Em seguida, o usuário terá acesso a várias opções de serviços oferecidos pela plataforma, como consultas, pesquisas, pedido de certidões, encaminhamento de documentos par solicitar a confecção de atos notariais, entre outros.

“Além de ágil, a CEI é uma ferramenta bastante segura e oferece comodidade a todos. Quem a utiliza não precisa ter o trabalho de sair de casa para obter uma certidão, por exemplo. Isso tudo pode ser realizado por meio da CEI, de forma segura e online”, diz Velenice Dias, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), entidade que administra a central. “O acesso à plataforma também pode ser realizado por meio de certificado digital ou biometria, o que se torna mais seguro ao usuário”, completa.

Além de beneficiar cidadãos e empresas, a CEI ainda oferece agilidade aos órgãos públicos que dependem das informações e documentos expedidos pelos cartórios. Através de um termo de cooperação com a Anoreg/MT e a Corregedoria Geral de Justiça de Mato-Grosso, o órgão público poderá ter acesso à parte do sistema que permite a comunicação direta com os cartórios.

No total, já são mais de 20 órgãos públicos mato-grossenses conveniados, entre eles a Procuradoria Geral da Justiça, o Tribunal de Contas do Estado, a Polícia Judiciária Civil e a Defensoria Pública, que contam com economia de recursos e mais celeridade aos processos.

 

Sobre a Anoreg/MT

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 261 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.