Processo Obrigatório
Censo Previdenciário de MT encerra nesta sexta-feira (5)
Dependentes que não realizarem podem ter pagamento suspenso. Mais de 10 mil segurados ainda não realizaram o processo
Geral | 03 de Abril de 2024 as 15h 29min
Fonte: Joycy Ambrósio - MTPrev

Ainda restam 10.333 dependentes que não realizaram o Censo Previdenciário de Mato Grosso, que encerra nesta sexta-feira (5). O processo administrativo é obrigatório, os segurados que não realizarem o recadastramento no prazo já prorrogado, terão os benefícios suspensos até efetuar a regularização.
O Censo deve ser realizado de maneira on-line (clique aqui), ou por agendamento para atendimento presencial, que deve ser feito pelo WhatsApp do Mato Grosso Previdência (MTPREV).
O atendimento presencial é excepcional para aqueles segurados que não conseguirem realizar o procedimento on-line. Estão sendo atendidas, apenas por meio de agendamento prévio, 100 pessoas por dia.
Após o prazo, os aposentados e pensionistas que não se recadastrarem, devem procurar o Mato Grosso Previdência (MTPrev) para atualização dos dados e regularização dos pagamentos.
Veja abaixo quem deve realizar o Censo de MT:
- Todos os servidores aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública;
- Os servidores ativos do Poder Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública;
- E, excepcionalmente os aposentados e pensionistas abrangidos pelo Convênio MT/MS/UNIÃO.
O segurado irá acessar o Sistema Censo com o mesmo login e senha registrados no MTLogin ou no GOV, o próprio segurado ou seu responsável legal, deve acessar o sistema e confirmar, ajustar ou alterar os dados do cadastro.
Na plataforma, os dependentes devem confirmar seus dados em cinco etapas, a primeira delas é a confirmação dos dados pessoais; seguida por documentos pessoais; endereço; dependentes previdenciários e, por último, vínculos previdenciários.
Os cadastrados devem apenas confirmar as informações que já estão carregadas na base de dados e, apenas em caso de alteração ou acréscimo de informação, é que o segurado deverá fazer upload dos arquivos referentes a mudança.
Para maiores informações, os segurados podem entrar em contato com os canais de atendimento do MTPrev. E-mail: atendimento@mtprev.mt.gov.br ou ligação e WhatsApp: 65 3363-5300.
Clique aqui e realize o Censo.
Visita técnica
Nos casos em que o segurado estiver incapacitado de realizar o Censo Previdenciário em razão de moléstia grave, internação hospitalar, home care, em asilo ou detido, que o impossibilite de acessar o Sistema do Censo Previdenciário, um responsável poderá solicitar uma visita técnica da equipe do MTPrev, conforme a Portaria Nº 326/2023/MTPREV, de 31/05/202.
O responsável deverá acessar o Sistema do Censo Previdenciário e preencher o “Formulário de solicitação de atendimento” e anexar o Laudo Médico, no caso de doença, ou a Declaração da Instituição Asilar, no caso de residente em asilo, ou Declaração ou Atestado de Permanência Carcerária, no caso de detido, em papel timbrado emitido pela Instituição Prisional, contendo no mínimo: nome do segurado, CPF, data da prisão e regime carcerário, ambos emitidos dentro de até 90 (noventa) dias da data solicitação.
Os documentos serão anexados, por upload, ao “Formulário de solicitação de atendimento” devem estar em formato PDF ou Imagem, legível, sem rasuras, com tamanho máximo de 2MB cada arquivo.
Notícias dos Poderes
Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11De um quarto de hotel, R$ 813 milhões roubados: veja o que a PF já sabe sobre o maior ataque hacker contra o sistema financeiro
Operação com apoio da Interpol tem detenções no Brasil, na Argentina e na Espanha e mira os autores do roubo de dinheiro de reservas de instituições financeiras usadas para operar o Pix
31 de Outubro de 2025 as 09h57Mato Grosso é único estado da Amazônia Legal com aumento no desmatamento em um ano
Outros estados apresentaram reduções significativas no número de desmatamentos no mesmo período. No ano, houve redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
31 de Outubro de 2025 as 09h50Jovem de 28 anos morre em acidente de moto ao voltar para casa para amamentar filha
Motociclista voltava para casa para amamentar a filha de quatro meses quando foi atingida por um carro que tentava fazer um retorno.
31 de Outubro de 2025 as 09h46Caminhonete faz curva fechada e cai em valetão
Não há informações de feridos
31 de Outubro de 2025 as 08h49