Boletim InfoGripe
Casos graves de síndrome respiratória aumentam entre crianças de 2 a 4 anos em MT
Crescimento de casos de SRAG está concentrado principalmente em crianças de 2 a 4 anos; ainda não há dados suficientes para apontar qual vírus provoca o aumento.
Geral | 02 de Setembro de 2026 as 15h 20min
Fonte: Redação PP

Mato Grosso está entre os três estados brasileiros que apresentam sinal de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O alerta considera as semanas recentes analisadas, incluindo o período entre 16 e 22 de agosto.
No estado, o aumento está concentrado principalmente entre crianças de 2 a 4 anos. Por enquanto, porém, os dados laboratoriais disponíveis ainda não são suficientes para identificar qual vírus respiratório está provocando o crescimento dos casos nessa faixa etária.
A SRAG é uma forma grave de infecção respiratória que pode causar falta de ar e outros sintomas intensos, com possibilidade de necessidade de hospitalização.
Rinovírus avança entre crianças e adolescentes
No cenário nacional, o rinovírus tem sido o principal responsável pelo aumento das hospitalizações por SRAG entre crianças e adolescentes.
Em Mato Grosso, os casos graves associados ao vírus influenza B também apresentam leve crescimento. Já os registros relacionados à Covid-19 permanecem em níveis baixos no país.
A Fiocruz destaca ainda que a incidência de SRAG é maior entre as crianças pequenas. Quando considerados os óbitos provocados pela síndrome, no entanto, a população com 65 anos ou mais é a mais impactada.
MT já aplicou mais de 750 mil doses contra a gripe
A vacinação contra a gripe já soma 750.449 doses aplicadas em Mato Grosso.
Os idosos com 60 anos ou mais lideram entre os grupos vacinados, com 210.858 doses. Em seguida aparecem as crianças de seis meses a menores de 6 anos, com 183.508 aplicações.
Entre os demais públicos, foram aplicadas 72.569 doses em trabalhadores da saúde e outras 55.652 em pessoas com comorbidades.
A vacina contra a gripe continua disponível nos postos de saúde.
Notícias dos Poderes
Prefeitura leva vacinação itinerante para cinco bairros durante o mês de outubro
Ação amplia o acesso aos imunizantes com atendimento aos finais de semana em supermercados, Shopping Sinop e Residencial Nico Baracat
06 de Outubro de 2026 as 13h37SES habilita serviço de radioterapia e braquiterapia em hospital de Sinop
Atendimento será referência para 90 municípios das regiões Norte, Leste e Centro-Noroeste, beneficiando uma população estimada em 1,7 milhão de habitantes
06 de Outubro de 2026 as 09h20Implanon: Prefeitura recebe 5,8 mil implantes e reforça oferta de contraceptivo nas UBS
Nova remessa do Ministério da Saúde amplia estoque do município e permite retomada das inserções
02 de Outubro de 2026 as 13h20Sociedades médicas solicitam à Anvisa veto total a implantes hormonais manipulados
Carta divulgada durante congresso internacional de menopausa alerta para riscos dos chamados 'chips da beleza' e pede o fim da produção, comercialização e uso dos produtos
02 de Outubro de 2026 as 14h33EUA aprovam remédio para Parkinson que age de jeito inédito no cérebro
Tavapadon é o primeiro medicamento a ativar de forma seletiva os receptores de dopamina D1 e D5. Em estudo, aumentou em mais de uma hora por dia o tempo em que os pacientes se movimentam bem
01 de Outubro de 2026 as 13h45Anvisa notifica Mercado Livre após anúncio de venda de medicamentos pela plataforma
Agência diz que não há, até o momento, previsão normativa que autorize marketplaces a intermediar a comercialização de remédios. Abrafarma havia pedido esclarecimentos sobre o modelo anunciado pela empresa
30 de Setembro de 2026 as 13h40Prefeitura de Sinop abre CIAs neste sábado para atualizar vacinas
Unidades funcionarão das 8h às 14h para facilitar a atualização do cartão de vacinação, com atenção especial aos alunos da rede municipal que precisam manter a documentação vacinal em dia para renovação da matrícula escolar
29 de Setembro de 2026 as 14h26Lei define padrões de qualidade a hospitais particulares
Regras serão fixadas pela Anvisa
29 de Setembro de 2026 as 15h00