Deu no UOL
Caso Zampieri: Coaf aponta suspeitas de corrupção em decisões envolvendo ministro do STJ
A informação foi divulgada em primeira mão pela reportagem do VG Notícias em maio deste ano
Geral | 11 de Outubro de 2024 as 17h 29min
Fonte: VGN

A Polícia Federal verificou indícios de envolvimento de autoridade com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF) em um esquema de venda de sentenças por servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação consta em relatório de transações financeiras produzido pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e divulgado nesta sexta-feira (11.10) pelo colunista da UOL, o jornalista Aguirre Talento.
Investigadores entendem que o Coaf pode ter detectado suspeitas envolvendo algum ministro do STJ, já que o foro dessas autoridades é justamente o STF.
Para avançar nas investigações, a PF e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram na semana passada o envio do inquérito para tramitação no Supremo. A Corte é a única competente para investigar suspeitas de crimes envolvendo ministros do STJ. O caso ficará sob responsabilidade do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet.
Investigação
A investigação sobre a venda de sentença no STJ surgiu depois da apreensão do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 quando deixava seu escritório em Cuiabá.
Conforme o jornalista, no aparelho de Zampieri, a PF obteve indícios do esquema de venda de decisões judiciais por assessores que atuaram nos gabinetes de quatro ministros do STJ: Isabel Galotti, Nancy Andrighi, Og Fernandes e Paulo Dias Moura. Nos diálogos, advogados e lobistas discutiam com assessores a redação de minutas de decisões, que posteriormente se confirmavam, segundo apontam as apurações.
O STJ abriu uma investigação interna para apurar as suspeitas e afastar os servidores envolvidos, além de ter pedido a abertura de inquérito à Polícia Federal.
Diante de indícios do suposto esquema, a PF solicitou um relatório de movimentações financeiras atípicas ao Coaf sobre os advogados, lobistas e assessores investigados. Na resposta, o órgão informou ter encontrado transações financeiras suspeitas envolvendo uma autoridade com foro privilegiado perante o STF, evitando fornecer mais detalhes, como, por exemplo, a identidade da citada pessoa e as transações realizadas.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32