Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 27 de Setembro de 2021

Geral

Cartórios suspendem atendimento presencial por 10 dias

Serviços serão prestados via telefone e internet

Sinop | 31 de Março de 2021 as 11h 50min
Fonte: Redação

Foto: GC Notícias

Os dois cartórios de Sinop – 1º e 2º ofícios – fecham suas portas para o atendimento ao público a partir de hoje, quarta-feira (31). A suspensão dos atendimentos presenciais segue a ordem da portaria n. 47 da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso. A determinação, expedida pelo desembargador José Zuquim Nogueira, é de que todos os cartórios de Mato Grosso, localizados em cidades cujo índice de risco é “alto” ou “muito alto” deixem de atender ao público presencialmente pelos próximos 10 dias. A medida pode ser prorrogada caso a classificação de risco não retroceda.

A princípio o atendimento só será reestabelecido no dia 12 de abril. De acordo com a portaria, a única exceção são os pedidos de urgência para registro civil (certidão de nascimento e óbito). “Esses casos de urgência é para familiares que precisem fazer o translado de um corpo para outra cidade/estado ou em caso do recém nascido ter que viajar. O prazo para lavrar uma certidão de óbito ou de nascimento é de 15 dias, então não é preciso procurar o cartório de imediato se não for um caso que exija o transporte”, explicou a diretora do Cartório do 1º Ofício de Sinop, Aline Villa.

A portaria orienta que os cartórios devem adotar com os seus colaboradores o sistema de home office (trabalho de casa). Alguns serviços cartorários continuarão sendo prestados. Segundo Villa, procurações e escrituras podem ser encaminhadas por e-mail, com os detalhes sendo pontuados por telefone, WhatsApp ou Skype. “O cartório dá entrada no processo e assim que o atendimento retornar, a pessoa vem registrar sua assinatura. Quem tiver assinatura digital consegue fazer todo processo de forma remota”, completou Villa.

Durante esse período de suspensão do atendimento, o serviço que não será feito é o reconhecimento de firma. Soluções estão sendo desenvolvidas para que a autenticação de assinatura seja feita também de forma remota, mas por enquanto não há uma previsão para estabelecer esse serviço.