Tecnologia
Cartórios do Mato Grosso registram aumento de 107% nos serviços eletrônicos nos últimos três anos
Central Eletrônica de Integração e Informações congrega mais de 240 unidades do Estado e oferece serviços como certidões de nascimento, casamento, óbito, escrituras públicas, entre outros documentos
Geral | 04 de Agosto de 2023 as 16h 02min
Fonte: Assessoria de Imprensa da ANOREG/MT

Após a pandemia, o mundo mudou e com os cartórios não foi diferente. A adaptação à tecnologia foi algo necessário para poder dar continuidade às demandas cotidianas. No Mato Grosso, ir ao cartório para obter documentos e certidões tem sido cada vez menos comum. É o que demonstram os números da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI), plataforma digital que integra todos os Cartórios do Estado, e que registrou um crescimento de 107,6% entre os meses de janeiro e maio nos últimos três anos.
A plataforma permite que o usuário acesse, visualize e solicite certidões e documentos dos diferentes tipos de Cartórios do Estado, como certidões de casamento, nascimento, óbito, escrituras de compra e venda, união estável, protesto registro de imóveis, procurações, de pessoas jurídicas, entre outros.
Em números absolutos, as solicitações passaram de 31.151 em janeiro para 39.040 em maio deste ano, totalizando 145.622 pedidos no período. O aumento ainda é maior quando comparado 2022 com 2021, onde ocorreu o aumento de 27,9%. Os pedidos de documentos passaram de 70.122 em 2020 para 120.081 em 2021, entre os períodos de janeiro a maio. Já em 2022, os números seguiram crescendo e foram registradas 153.642 solicitações.
Criada em 2015 e administrada pela Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), a CEI reúne mais de 240 Cartórios de Mato Grosso e oferece aos usuários a mesma segurança jurídica que os atos praticados presencialmente nas unidades. Além disso, o cidadão não precisa mais se deslocar para obter documentos e nem fazer uso da contratação de despachantes, que acabavam por encarecer o serviço com taxas extras.
“Após o período da pandemia tivemos que agilizar a adaptação à tecnologia dentro dos cartórios. A Anoreg/MT criou a CEI em 2015, quando já oferecíamos alguns atos online, mas com a pandemia vimos a possibilidade de disponibilizar todos os serviços pela plataforma e conseguimos isso”, disse a presidente da Anoreg/MT, Velenice Dias. “A CEI recepciona e disponibiliza todos os documentos em um único lugar, tudo de forma online, garantindo ao usuário conforto e economia de tempo, para que ele possa fazer tudo de casa ou de qualquer local que esteja sem precisar ir ao cartório”, completou.
Como utilizar a CEI
Para utilizar a plataforma, o usuário deve se cadastrar no site, cei-anoregmt.com.br, ou no aplicativo, sistema.cei-anoregmt.com.br, e validar o cadastro por e-mail. Em seguida, é necessária a compra de créditos para serem utilizados na aquisição das certidões, que pode ser feito por meio de boleto, sendo o valor mínimo de R$ 10.
Após a compensação, é liberada a consulta, que pode ser feita por CNPJ/CPF ou pelo nome da pessoa, seja ela física ou jurídica. Por questões de segurança e de sigilo, nem todos os documentos estão disponíveis para consulta.
Sobre a Anoreg/MT
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 261 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.
Notícias dos Poderes
Em Primavera do Leste, Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas
O objetivo é a busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT
02 de Dezembro de 2023 as 14h21Assembleia Legislativa gasta mais de R$ 100 mil com flores
Despesas da casa de leis incluem arranjos florais, buquês, botões de rosa e coroas funerárias
01 de Dezembro de 2023 as 17h16Crianças nascidas mortas em Sinop podem ter nome registrado
Norma nacional publicada neste mês de novembro padroniza a possibilidade de os pais darem nome ao natimorto em Cartórios de todo o Brasil
01 de Dezembro de 2023 as 17h03Governo de MT proíbe uso do fogo para limpeza e manejo de áreas no Pantanal até 31 de dezembro
O incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado desde 20 de novembro
01 de Dezembro de 2023 as 17h00Maioria das rodovias de Mato Grosso apresentam problemas
A análise leva em consideração três características: pavimento, sinalização e geometria da via
01 de Dezembro de 2023 as 15h26Abertura do Natal dos Sonhos é nesse sábado(2)
roda gigante, casa do papai noel e parada natalina estão entre as atrações
01 de Dezembro de 2023 as 15h22Trânsito é alterado na região da Praça da Bíblia por conta do Natal dos Sonhos; confira
Essas alterações permanecerão até o encerramento do Natal dos Sonhos
01 de Dezembro de 2023 as 11h54Sábado tem pesagem do Bolsa Família na UBS Boa Esperança e CRAS Menino Jesus
Até o momento, 86% dos 9.399 beneficiários já realizaram o acompanhamento
01 de Dezembro de 2023 as 11h52