Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Mato Grosso

Carro inteligente vai monitorar redes de energia contra calor extremo

Tecnologia apoia ações de prevenção contra efeitos do clima intenso

Geral | 06 de Outubro de 2023 as 13h 28min
Fonte: Assessoria

Uma nova tecnologia passa a apoiar o trabalho da Energisa Mato Grosso contra o calor extremo em Mato Grosso. É um veículo preparado para rodar as principais cidades do estado, detectando a temperatura de equipamentos e já indicando a necessidade de atuações preventivas, evitando picos de consumo. Segundo o gerente de manutenção e distribuição da empresa, Marcelo Pazoti, o sistema usa inteligência artificial para captar a temperatura mesmo a distância e já enviar todos os dados para uma central, que vai munir as equipes e preparar ações.

O powerscan será usado em momentos com maior consumo, geralmente entre 19h e 23h. O veículo adaptado percorre as ruas com uma câmera apontada para as redes de energia e um software de inteligência artificial vai detectando a temperatura de forma automática. Se houver um excesso de calor, nós vamos fazer a troca do equipamento ou a divisão de cargas, evitando qualquer chance de colapso.

“A Energisa já tem usado termovisores de mão para detectar esse excesso de calor. Os equipamentos fazem parte das inspeções de campo feitas pelas equipes. Mas com a agilidade do carro e o uso de inteligência artificial, a previsão é que a área inspecionada diariamente aumente em até 1000%, observando o funcionamento de até 18 itens elétricos de uma só vez”, explicou o gerente. 

 

Outubro de calor intenso e chuva

Mato Grosso deve ter temperatura até três graus acima da média também neste mês de outubro. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia e monitorados dentro da força-tarefa da Energisa que observa e previne os efeitos do clima no atendimento e fornecimento aos clientes. A meteorologista e consultora da Energisa Mato Grosso Ana Paula Paes, alerta que já para a próxima semana está prevista uma nova onda de calor tão forte quanto a registrada na última semana de setembro.

“O El Niño está potencializando todos os cenários climáticos. As chuvas estão irregulares e, quando chegam, tendem a ser forte e acompanhadas de rajadas de vento e raios. Já os períodos de altas temperaturas se tornam mais prolongados e extremos, inclusive durante as noites, com zonas de calor ainda mais forte”, destacou a especialista.

Um exemplo foram as temperaturas registradas por termovisores em Cuiabá. “Equipamentos instalados nos postes chegaram a registrar até 60ºC. É algo sem precedente até mesmo pra nossa capital”, detalhou Marcelo Pazoti. De acordo com o gerente de manutenção e distribuição da empresa, preventivamente a Energisa já faz o monitoramento remoto de toda a rede de distribuição.

Para se ter uma ideia, foram trocados preventivamente 150 transformadores. Além disso, neste ano, foram atendidas mais de 60 mil ordens de serviço de manutenção, abrangendo um amplo leque de manutenção. A exemplo, realizamos a substituição de mais de 4,7 mil postes, a troca de mais de 9,5 mil cruzetas, a instalação de 17 mil isoladores e a execução de 150 mil podas de árvores, mais de 7,5 mil hectares realizados em limpeza de faixa, entre outros serviços importantes de manutenção.