Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 29 de Fevereiro de 2024

Menu

Desafio

Carne moída com batata doce é o prato vencedor do 2º Desafio das Merendeiras de Sinop

A etapa estadual do desafio das merendeiras será entre março e abril de 2024, com local a definir

Geral | 26 de Outubro de 2023 as 12h 17min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

Foto: Assessoria da Prefeitura

Em uma disputa emocionante e com direito a incentivo de torcida do início ao fim, o 2º Desafio das Merendeiras consagrou Fabiana dos Santos Assis, representante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Celeste, como a grande vencedora da competição, realizada ontem à noite (25), no estacionamento da Igreja São Cristóvão.

As participantes tiveram 2 horas para executar seus pratos e Fabiana garantiu a vitória ao preparar carne moída com batata doce. “O prato que eu produzi não levou leite nem manteiga, porque tem crianças que são intolerantes e eu achei importante trazer isso".

Ela ainda explicou que este é o primeiro ano trabalhando na escola e que se preparará para representar a cidade na fase estadual, ano que vem.  "Não tem explicação é muito bom. Agora vou me preparar para representar Sinop no Estado e vou trazer o prêmio”, disse, confiante. O segundo lugar ficou com Daiane da Silva, da EMEB Silvana e,  fechando o pódio,  Eliude Mendes dos Santos, representando a EMEB Ana Cristina de Sena. 

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Donato,  as merendeiras apresentaram pratos que são possíveis de serem feitos na merenda no dia a dia, um dos pré-requisitos da competição. A gestora da pasta ainda detalhou a importância do desafio. "Esse evento incentiva e mobiliza os municípios. Para nós, é um projeto muito satisfatório, pois está valorizando uma classe que não era vista: as nossas merendeiras que fazem a diferença no cotidiano e, principalmente, no aprendizado das crianças. É um jargão que utilizamos, ‘barriga vazia, não tem aprendizagem’, uma criança muito bem alimentada o desempenho e o desenvolvimento é outro", destacou.

Presente no evento, o prefeito Roberto Dorner enalteceu o trabalho das merendeiras, os produtores da agricultura familiar da cidade e, também, a parceria do SEBRAE. "Quero agradecer a parceria com o Sebrae. Com esta ação, estamos fomentando a agricultura familiar, valorizando as nossas merendeiras e todo um trabalho de excelência que é realizado diariamente nas nossas unidades escolares. A campeã vai mostrar a nossa força e o nosso trabalho para o Estado", destacou.

As receitas preparadas foram apresentadas aos jurados e, também, servidas para as torcidas presentes. "As manipuladoras de alimentos, nesse momento, são valorizadas, porque é a receita delas, elas disputaram com  a preparação que elas colocaram em prática. Tivemos três jurados de outros municípios, que degustaram e selecionaram a grande vencedora", concluiu Luís Pivovar, consultor do Sebrae. 

A etapa estadual do desafio das merendeiras será entre março e abril de 2024, com local a definir. A representante de Sinop disputará com mais nove manipuladoras de alimentos de outros municípios mato-grossenses.