Época do pequi
Capital do Pequi em Mato Grosso deve aumentar em 30% colheita até dezembro
Agricultores familiares de Ribeirão Cascalheira estimam colheita de 520 toneladas em 2025
Geral | 24 de Novembro de 2025 as 11h 42min
Fonte: Andréa Haddad | Seaf/Empaer

Produtores da agricultura familiar de Ribeirão Cascalheira projetam para 2025 um aumento de 30% na colheita de pequi, alcançando cerca de 520 toneladas. A nova safra já movimenta o mercado: nove revendedores iniciaram as compras para abastecer Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, além dos polos de Itumbiara, Rio Verde e Cuiabá.
A caixa com 30 quilos é vendida a R$ 1 o quilo. “O pequi sustenta 1,5 mil famílias de agricultores familiares nessa época do ano. No ano passado, vendemos 400 toneladas. A produção neste ano chega a 1,2 mil caixas ao dia”, destaca o técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) na unidade estratégica de Ribeirão Cascalheira, território do Médio Araguaia, Carlos Alberto Quintino.
Considerada pelos atacadistas a capital do pequi em Mato Grosso no período da colheita, Ribeirão Cascalheira concentra uma safra que se estende por cerca de 100 dias. A colheita começou em 15 de outubro e vai até meados de dezembro. “É uma importante fonte de renda para os agricultores familiares. Oitenta por cento do pequi é proveniente do extrativismo. A Empaer faz o papel de orientação e visita a esses agricultores familiares”, destaca o técnico.
Ele destaca que o pequi da região é nativo. “O tipo de solo favorece à cultura”. A Central Estadual de Abastecimento, mercado atacadista de produtos hortifrutigranjeiros, no Distrito Industrial de Cuiabá, é a principal compradora e distribui para todo o Estado. “A Ceasa é a maior compradora de Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste e Rondonópolis”, destaca Carlos Quintino.
Comprador de pequi nesta época do ano na região de Ribeirão Cascalheira, da empresa Top Frutas de Cuiabá, Evanir Gonçalves da Silva distribui o produto para Goiânia, Brasília, Itumbiara, Rio Verde, Cuiabá, Montes Claros, Minas Gerais, entre outras regiões. “É um pequi de qualidade”, garante. “Estou carregando uma média de dois caminhões por dia. A média é de 1,2 mil caixas ao dia e 40 mil caixas por colheita”, diz.
Ribeirão Cascalheira possui aproximadamente 280 hectares de área com a cultura do pequi, sendo 150 hectares de plantas nativas e 130 hectares de plantio, feito para reflorestar áreas degradadas e para recuperação de áreas de proteção permanente (APP).
Notícias dos Poderes
TCE investiga emenda de R$ 26 mi enviada por Fávaro a Jangada
Abertura de tomada de contas especial é assinada pelo presidente do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo
24 de Novembro de 2025 as 11h44Jovem morre um dia após se envolver em acidente entre carro e moto em MT
Vítima estava internada no Hospital Regional
24 de Novembro de 2025 as 11h37Acidente envolvendo 4 carros deixa 3 mortos e 5 feridos em MT
Suspeita é de ultrapassagem indevida
24 de Novembro de 2025 as 11h35Piloto morre após acidente durante apresentação do Hot Wheels Epic Show no Beto Carrero World
Motociclista sofreu queda grave durante manobra, foi socorrido e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
24 de Novembro de 2025 as 11h33TJ manda Unic indenizar milhares de alunos por aumentos ilegais
Num ano, faculdade elevou mensalidade em 15% mesmo com redução de custos
24 de Novembro de 2025 as 11h08Mato Grosso tem dois alertas de chuva intensa nesta semana
24 de Novembro de 2025 as 11h04Casal morre após moto bater em poste em avenida de MT
Suspeita é de alta velocidade.
24 de Novembro de 2025 as 09h36Ciclomotores têm novas regras para circular nas ruas em MT a partir de 1º de janeiro de 2026; veja o que muda
A regra exige que seja licenciado anualmente como qualquer outro veículo que compõe o trânsito brasileiro.
23 de Novembro de 2025 as 20h30