Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Alerta

Campo tem quatro acidentes com postes de energia derrubados só nesta semana

Batidas afetam fornecimento em três cidades. Milhares de pessoas são impactadas. Energisa reforça riscos e prevenção

Geral | 24 de Junho de 2022 as 15h 36min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Só nesta semana a Energisa registrou quatro acidentes no campo e que prejudicaram o fornecimento de energia, afetando quase 6.500 clientes. Para se ter uma ideia, o volume equivale a mais da metade do volume de imóveis impactados nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 12 mil pessoas.

Na terça-feira, um trator derrubou o poste da rede da distribuidora no fim da tarde, uma estrutura da rede que leva energia de Alto Boa Vista para Luciara, na região do Araguaia. Por causa do acidente, 1.060 imóveis de Luciara tiveram o fornecimento interrompido. Na quarta, uma máquina agrícola derrubou quatro postes em Campo Novo dos Parecis, afetando mais 400 clientes. Já em Pedra Petra um caminhão atingiu um poste de iluminação ornamental onde veio impactar a rede elétrica da distribuidora, afetando 5.500 famílias na noite de quinta-feira. E nesta sexta-feira, mais um acidente em Campo Novo, novamente com a batida de trator em poste.

O gerente de Operações da Energisa em Mato Grosso, José Nelson Quadrado Júnior, reforça que em todos esses casos, equipes atuaram em força-tarefa para reparar os danos o mais rápido possível, mas é inevitável os transtornos. “Nós corremos pra fazer o nosso trabalho de retomar a distribuição de energia, mas a nossa preocupação maior é com a vida. Quando um poste desse é atingido, os cabos energizados podem atingir alguém, gerando um acidente grave”, destaca José Nelson que complementa: “esse é um esforço de todos, de toda a sociedade em um estado agrícola. São vidas em risco por causa de acidentes que podem evitados com prevenção.”

 

Confira algumas ações de prevenção:

- Quando for descarregar alguma carga próxima à uma rede elétrica, verifique antes se a caçamba do caminhão irá pegar nessa rede.

- Quando for subir em capotas ou carrocerias, olhe atentamente se há algum fio próximo.       

- Na lavoura, verifique se a barra do pulverizador ou o cano da colheitadeira está abaixada antes de passar por uma rede elétrica.

- Não faça queimadas próximas das redes.

- Use equipamentos adequados para eletrificar cercas e sinalize-a a cada cem metros. De preferência, contrate um eletricista qualificado.

- Deixe intervalos entre as cercas de arames localizadas sob a rede elétrica.

- Não toque em animais que levaram choque.

- Vistorie com frequência as instalações elétricas da sua propriedade.