Sua esmola não ajuda
Campanha visa a diminuição das pessoas em situação de rua em Sinop
Campanha desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social com parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Trânsito
Geral | 14 de Maio de 2022 as 11h 16min
Fonte: Ana Paula dos Santos - Assecom

Por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, foi lançada na noite de quinta-feira (12), a Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA”. Juntamente com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua de Sinop (CIAMP), a campanha visa a promoção da dignidade e diminuição das pessoas em situação de rua em Sinop.
“O objetivo dessa Campanha é mostrar que a esmola não ajuda, muito pelo contrário, ela pode estimular o consumo de álcool e outras drogas, a violência social e exploração infantojuvenil. Por isso, é uma campanha orientativa, nós queremos mostrar para a população que pode sim continuar doando e ajudando o próximo, porém direcionando as doações para o local correto, para as entidades e instituições que de fato ajudam as pessoas a conquistarem sua autonomia e a saída das ruas”, explicou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
A criação da Campanha possui a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Trânsito. “Essa é uma demanda atendida diariamente pela Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de Abordagem Social do CREAS, mas é muito importante lembrarmos que esse assunto também diz respeito a Saúde, já que temos inúmeros casos de pessoas com dependências químicas e transtornos mentais, diz respeito a Segurança Pública, porque muitas vezes existe vandalismo, importunação, assédio e pequenos delitos. É um responsabilidade do Trânsito, já que presenciamos diariamente algumas pessoas pedindo nos semáforos e atrapalhando as vias, e é também uma responsabilidade de toda a sociedade que precisa se conscientizar sobre a melhor forma de realizar um encaminhamento para uma pessoa em situação de rua”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, durante a apresentação dos trabalhos realizados pela equipe do CREAS.
O lançamento da Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA” contou com a presença dos membros do CIAMP, secretários, diretores e servidores do Executivo Municipal, vereadores e empresários. Durante o evento realizado no auditório do Ministério Público Estadual, a Secretaria de Assistência Social realizou a apresentação de todos os dados referentes a abordagem, serviços oferecidos e o cronograma das ações da campanha, que abrange uma série de atividades como blitz orientativas no trânsito, entrevistas, instalação de placas e outdoors na cidade.
Blitz
A primeira ação da Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA”, foi realizada na manhã desta sexta-feira (13) com a entrega de panfletos no trânsito e orientação aos motoristas.
A Campanha também possui um site com as orientações em relação ao acolhimento adequado, depoimento de pessoas acolhidas e ações já realizadas pelo Comitê.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55