Junho Violeta
Campanha Junho Violeta reforça conscientização sobre violência contra a pessoa idosa
O principal intuito é estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários
Geral | 02 de Junho de 2023 as 11h 58min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Começamos o mês trazendo um debate importante e de interesse social, a campanha “Junho Violeta”, que trabalha a conscientização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa. A Prefeitura de Sinop mais uma vez abraça a campanha, com objetivo reforçar a mobilização da sociedade para garantir os direitos fundamentais dos idosos e protegê-los de qualquer forma de maus-tratos, reconhecendo que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e para fortalecer a campanha, a Prefeitura de Sinop, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, fará uma caminhada em alusão a data, no dia 17, saindo da praça Plínio Callegaro, às 7h30, com destino a Praça da Bíblia.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso do município. Essas ações são realizadas nos grupos de convivência dos CRAS, nas oficinas de musicalização, crochê e pintura em tecido e outras. O principal intuito é estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários, promovendo o bem estar e qualidade de vida. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua com apoio psicossocial quando ocorre situações de violação de direitos.
Com esse trabalho mais próximo das pessoas idosas, a Secretaria se torna também um agente fundamental que contribui para identificar possíveis situações de violência sofridas por elas. Essa identificação ocorre através da observação e do acompanhamento feito pela equipe técnica, composta por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. Os tipos de violências mais comuns são: física, psicológica, financeira, negligência e o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e na maioria dos casos denunciados a violência é praticada dentro da casa da vítima, a pessoa idosa.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais: Disque 100 e Polícia Militar (190).
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55