Junho Violeta
Campanha Junho Violeta reforça conscientização sobre violência contra a pessoa idosa
O principal intuito é estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários
Geral | 02 de Junho de 2023 as 11h 58min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Começamos o mês trazendo um debate importante e de interesse social, a campanha “Junho Violeta”, que trabalha a conscientização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa. A Prefeitura de Sinop mais uma vez abraça a campanha, com objetivo reforçar a mobilização da sociedade para garantir os direitos fundamentais dos idosos e protegê-los de qualquer forma de maus-tratos, reconhecendo que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e para fortalecer a campanha, a Prefeitura de Sinop, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, fará uma caminhada em alusão a data, no dia 17, saindo da praça Plínio Callegaro, às 7h30, com destino a Praça da Bíblia.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso do município. Essas ações são realizadas nos grupos de convivência dos CRAS, nas oficinas de musicalização, crochê e pintura em tecido e outras. O principal intuito é estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários, promovendo o bem estar e qualidade de vida. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua com apoio psicossocial quando ocorre situações de violação de direitos.
Com esse trabalho mais próximo das pessoas idosas, a Secretaria se torna também um agente fundamental que contribui para identificar possíveis situações de violência sofridas por elas. Essa identificação ocorre através da observação e do acompanhamento feito pela equipe técnica, composta por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. Os tipos de violências mais comuns são: física, psicológica, financeira, negligência e o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e na maioria dos casos denunciados a violência é praticada dentro da casa da vítima, a pessoa idosa.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais: Disque 100 e Polícia Militar (190).
Notícias dos Poderes
Sinop: Colisão entre carros deixa homem morto na avenida das Itaubas
Vítima morreu no local do acidente
10 de Dezembro de 2023 as 16h03Motociclista morre após colisão frontal com carreta na BR-163 em Sinop
Vítima morreu no local
10 de Dezembro de 2023 as 06h32Sinop: Tora de madeira descarrilha e atinge perna de trabalhador
Vítima foi socorrida inconsciente
09 de Dezembro de 2023 as 19h35MPE-MT compra 2 blindados por quase R$ 1 mi
Veículos ficarão a disposição de procuradores e promotores de Justiça
09 de Dezembro de 2023 as 13h02Dois morrem após caminhonete colidir em árvore na MT-423 entre Sinop e Cláudia
Vítimas ficaram presas às ferragens
09 de Dezembro de 2023 as 12h26Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
A renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses
08 de Dezembro de 2023 as 15h32PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024
Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas
08 de Dezembro de 2023 as 12h09Provas do processo seletivo da Educação serão neste domingo (10)
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
08 de Dezembro de 2023 as 11h48