Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Doação de sangue

Campanha de doação de sangue começa na próxima semana em Sinop

A data é estratégica para aumentar o nível de doadores antes das férias de final de ano

Geral | 18 de Novembro de 2023 as 18h 39min
Fonte: João Silvestri Klein

Foto: Michelle Gordon, por Pixabay

No próxima sábado (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Mas a campanha em Sinop começa nessa terça(21). A iniciativa visa incentivar a doação regular de sangue, essencial para manter os estoques adequados, especialmente durante o período de final de ano, quando as doações tendem a diminuir devido às viagens e férias.

Sinop é conhecida por registrar diversos acidentes, resultando em uma demanda significativa por sangue. A Unidade de Coleta de Sangue local realiza, em média, de 300 a 365 doações por mês. A campanha, que ocorre na última semana de novembro, é crucial para renovar os estoques e garantir que haja sangue disponível para atender às necessidades da comunidade. O tipo sanguíneo mais buscado é o (O-).

EtIane Martins Coordenadora da UCT Sinop, explica que o estoque sanguíneo nunca fica zerado. "Quando o nível diminui, são feitos alertas via WhatsApp para doadores conhecidos, e há instituições parceiras, como a Polícia Militar, Tiro de Guerra, entre outros que também contribuem. Se mesmo assim o estoque ficar baixo, é solicitada ajuda ao Hemocentro de Cuiabá para garantir a reposição necessária.

O horário de coleta na Unidade de Coleta de Sangue de Sinop é pela manhã, das 7h às 12h. Nos demais horários, o sangue coletado passa pelo processo de preparação e é encaminhado a Cuiabá. Uma ambulância parte para a capital toda segunda, quarta e sexta-feira para entregar as amostras. A equipe fica de plantão aos finais de semana e feriados para fazer as entregas das bolsas caso necessário.

Para contribuir, os interessados em doar sangue devem fazer o agendamento e comparecer à unidade de coleta com um documento de identificação com foto, CEP atualizado e Cartão SUS. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas.

A UCT fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional. Para fazer agendamentos o interessado deve ligar 66) 3531-7325 e (66) 9.9292-2634.