Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 28 de Junho de 2022

Menu

Geral

Campanha de doação de sangue começa hoje em Sinop; saiba como ajudar

Seja um doador | 22 de Novembro de 2021 as 12h 08min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Foto: Paulo Júnior

Com objetivo de ampliar e garantir os estoques de bolsas de sangue em Sinop, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) inicia, nesta segunda-feira (22), uma campanha de doação. A ação também é em comemoração ao dia nacional do doador de sangue, celebrado na quinta-feira (25).

“Serão duas semanas de campanha de doação. Do dia 22 ao dia 26 [de novembro] e do dia 29 [de novembro] até dia 03 de dezembro, para garantir os estoques para o final do ano”, explicou a coordenadora da UCT, Patrícia Chiamenti. Os atendimentos serão de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h, sem necessidade de agendamento prévio. Todo tipo sanguíneo é importante.

Para doar, é necessário que o munícipe siga algumas orientações, como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (com no mínimo 6 horas de sono); estar alimentado, evitando produtos gordurosos e muito doces; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e, também, apresentar documento com foto, cartão SUS e endereço com CEP.

As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas, somente a partir do 30º dia após o fim dos sintomas em casos leves ou quando assintomáticos. Nos casos de infecção grave, que resultaram em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após recuperação. Já em relação aos vacinados contra Covid-19, é necessário aguardar sete dias (da primeira ou da segunda dose) para fazer a doação.

 

Você sabia?

A UCT de Sinop completou, em setembro, 20 anos. A unidade, que fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional, tem cerca de 20 mil doadores cadastrados e, neste período de funcionamento, já recebeu aproximadamente 60 mil doações.