Junho Violeta
Caminhada de conscientização e combate à violência contra pessoa idosa será neste sábado (17)
O objetivo é reforçar a consciência da população para o compromisso conjunto de garantir os direitos fundamentais dos idosos
Geral | 15 de Junho de 2023 as 12h 36min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

A sociedade que cuida e protege os direitos fundamentais de seus idosos, valoriza a própria história e preza pelo futuro. Nesta quinta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da violência Contra a Pessoa Idosa e a Prefeitura de Sinop está comprometida em intensificar o debate sobre o tema, por isso aderiu à campanha “Junho Violeta”, que trabalha a conscientização, prevenção e combate desse tipo de violência. Em continuidade às ações da Campanha, o Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura, fará uma caminhada em alusão a data, no sábado (17), saindo da praça Plínio Callegaro, às 7h30, com destino a Praça da Bíblia.
O objetivo é reforçar a consciência da população para o compromisso conjunto de garantir os direitos fundamentais dos idosos e protegê-los de qualquer forma de maus-tratos, reconhecendo que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida. “Sabemos que nenhum tipo de violência é aceitável, mas quando falamos de idosos e crianças os cuidados devem ser ainda maiores, porque geralmente são pessoas mais vulneráveis, que têm dificuldades em se defender e por vezes se tornam vítimas até mesmo de pessoas próximas e de dentro de casa. Por isso, precisamos continuar dando a devida importância e destaque para campanhas como a do Junho Violeta, que levam informação e prevenção, para que cada vez mais pessoas entendam que atos de violência são inaceitáveis”, afirma secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso do município, por meio das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos grupos de convivência, nas oficinas de musicalização, crochê e pintura em tecido e outras. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua com apoio psicossocial quando ocorre situações de violação de direitos.
Devido ao trabalho desenvolvido em todas suas unidades, a Secretaria se tornou também um agente fundamental que contribui para identificar possíveis casos de violência. Os tipos de violências mais comuns são: física, psicológica, financeira, negligência e o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e na maioria dos casos denunciados a violência é praticada dentro da casa da vítima, a pessoa idosa.
De janeiro até junho deste ano, o CREAS recebeu 37 denúncias envolvendo situações de violência contra pessoas idosas, em 2022 foram 30 ocorrências e 26 em 2021. A equipe psicossocial da unidade realiza diversas ações de orientação através de escuta qualificada, do atendimento em grupos, encaminhamentos à rede de atendimento e das visitas domiciliares.
Esse trabalho é desenvolvido para garantir o acesso dos idosos aos seus direitos socioassistenciais e para reduzir e prevenir situações de isolamento social. Além disso, a equipe também trabalha o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a melhoria da qualidade de vida, a redução dos agravos decorrentes de situações de violação de direitos, apresenta as opções de abrigo institucional e dá outras orientações.
Situações de violência contra pessoas idosas podem ser denunciadas pelos seguintes canais: Delegacia do Idoso; Defensoria Pública; Ministério Público; Disque 100; Conselho Municipal do Idoso, além dos CRAS e CREAS.
Notícias dos Poderes
Onda de frio deve se estender até sexta-feira e Defesa Civil orienta para cuidados com a saúde
01 de Julho de 2025 as 07h54TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS
30 de Junho de 2025 as 20h04Real TV recebe Prêmio Destaque Empresarial e celebra reconhecimento pelo trabalho na comunicação regional
30 de Junho de 2025 as 20h02Empresa condenada após grávida perder gêmeas em frigorífico tenta reverter decisão
A BRF foi condenada a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais
30 de Junho de 2025 as 18h00Mudança no tráfego inicia nesta terça-feira (01.07), às 10h, no sentido Sorriso/Pará
30 de Junho de 2025 as 16h08Criança de 4 anos cai do quarto andar de navio de cruzeiro da Disney; pai pulou no mar para resgatá-la
Causas do incidente ainda são desconhecidas; tripulação concluiu o resgate com sucesso
30 de Junho de 2025 as 14h22Participante do grupo Legendários morre após passar mal durante trilha em MT
Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, sofreu uma crise convulsiva enquanto estava no evento com cerca de 150 homens.
30 de Junho de 2025 as 13h04