Infraestrutura
Câmara autoriza transmissão de 5 terrenos para Águas de Sinop
Imóveis serão utilizados para perfuração de poções, reservatório e estações elevatórias
Geral | 30 de Agosto de 2021 as 17h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

O patrimônio envolto ao contrato de concessão do município com a Águas de Sinop volta a crescer. A Câmara de vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira (30), a transmissão de 5 terrenos para a empresa que faz a gestão dos serviços de água e esgoto. A permissão de uso foi aprovada em 5 diferentes projetos, que entraram extra pauta, em primeira a única votação, com pareceres verbais. Apenas o vereador Célio Garcia (DEM), se opôs aos projetos.
Os imóveis serão incorporados à concessão e no final do contrato retornam como patrimônio do município. Os terrenos são oriundos de áreas institucionais, doadas pelas empresas que implantam os loteamentos para a municipalidade, a fim de comportar os aparelhos públicos (como creches, praças e postos de saúde).
Os terrenos que serão recebidos pela Águas de Sinop estão em setores que receberão investimentos no sistema de distribuição de água e coleta de esgoto. Duas dessas áreas são para implementar estações elevatórias, que fazem o bombeamento do esgoto até a estação de tratamento.
Os lotes estão nos bairros Iguatemi, Jardim Gramado, Canarinho 1, Vivendas dos Ipês e Jardim Itália. No total, são 4,1 mil metros quadrados em áreas para a empresa expandir sua infraestrutura.
Discussões no plenário
Célio Garcia foi o único vereador a votar contrário. Para ele, a Águas de Sinop deveria adquirir os terrenos necessários para fazer seus investimentos e expandir sua capacidade de atendimento. “Vai ganhar o terreno, vai construir, atender mais pessoas e lucrar mais. No meu entendimento, a Águas de Sinop deveria fazer o investimento”, declarou.
Outros vereadores concordaram com o raciocínio de Célio, mas trouxeram o assunto para a realidade. Qualquer investimento extra, que não esteja previsto no contrato de concessão, irá impactar diretamente no preço da água. Ou seja, se a Águas de Sinop tivesse que comprar esses 5 lotes, que pagaria a conta seriam os usuários, através da fatura mensal. É o que explicou o vereador Toninho Bernardes (PL). “A população vai pagar a conta se a gente não aprovar a cedência dos imóveis”, resumiu Bernardes. “Nesse caso somos reféns do contrato”, emendou a vereadora Graciele Santos (PT).
Com os projetos de lei aprovados, o executivo fará a sanção, transmitindo o direito de uso dos imóveis para a Águas de Sinop até o ano de 2044, quando encerra a concessão.
Notícias dos Poderes
'Fui brigar com ela', diz homem arranhado por onça ao tentar impedir que animal entrasse em creche em RO
Animal foi encontrado por moradores por volta das 10h e, até agora, ainda não foi capturado. Nardeli recebeu atendimento médico e passa bem
23 de Setembro de 2025 as 07h55Sete rios de MT são considerados impróprios para banho, incluindo Bonsucesso e Cachoeirinha
A verificação da balneabilidade foi realizada por meio da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a 04 de setembro de 2025
23 de Setembro de 2025 as 07h49TCE e TRE firmam parceria inédita para orientar eleitores e candidatos nas eleições
Cartilha orientativa será publicada em conjunto para fortalecer políticas de Estado
23 de Setembro de 2025 as 07h00Acrinorte empossa nova diretoria e reafirma protagonismo do setor produtivo rural em Sinop
22 de Setembro de 2025 as 15h50Pista irregular, excesso de velocidade e circulação proibida: laudo aponta causas de acidente que deixou 11 mortos em MT
Documento elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi divulgado nesta segunda-feira (22). Além dos mortos, o acidente deixou 46 feridos.
22 de Setembro de 2025 as 15h16Ex-deputado é condenado a devolver R$ 1,2 milhão por desvios na Assembleia Legislativa de MT
22 de Setembro de 2025 as 15h04OAB define lista sêxtupla para a vaga de desembargador do TJMT no dia 10
Vinte e dois advogados se inscreveram para a disputa
22 de Setembro de 2025 as 12h31