Susto grande
Brigadista do ICMBio é atacado por onça-pintada no Pantanal mato-grossense
Agente realizava o combate a um foco de incêndio na porção central do bioma em MT quando aconteceu o ataque do animal
Geral | 16 de Julho de 2024 as 14h 06min
Fonte: Única News

Um brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) viveu momentos de tensão neste final de semana, no Pantanal mato-grossense, ao ficar frente a frente com uma onça-pintada. João Paulo da Silva Silvino (38) foi atacado sem gravidade pelo animal, próximo a um acampamento de brigadistas, que realizam o combate a um incêndio no parque, em uma região próxima à divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo informações, uma equipe de quatro brigadistas do ICMBio que realizava o monitoramento e vigilância noturna de um foco de incêndio na porção central do parque montou acampamento no local. Em determinado momento, João Paulo se afastou alguns metros do acampamento para apanhar lenha para avivar a fogueira, quando sentiu a presença de um animal por perto.
De repente, Silvino foi surpreendido pelo animal, que deu um salto para dar o bote, porém acabou acertando uma unhada no braço do brigadista, que rasgou a manga de sua gandola. Ao ver a cena, os companheiros de brigada do agente interviram e foram para cima da onça, gritando e balançando os braços. O animal então desistiu do ataque e fugiu.
“É por Deus que estou aqui agora. Me afastei cinco metros da fogueira para pegar lenha e senti que a onça estava próxima. Vi que ela estava se preparando para dar o bote, ergui os braços e gritei. Mesmo assim ela pulou, mas meus companheiros vieram me socorrer imediatamente. Se estivesse sozinho, não estaria aqui”, conta o brigadista.
Conforme a equipe de brigadistas, tratava-se de uma fêmea com filhote. Acredita-se que o incidente aconteceu porque o animal estava assustado e fugindo da área em chamas.
Após o fato, nenhum dos quatro brigadistas conseguiu descansar durante a noite e, devido ao susto e o cansaço, o grupo retornou pela manhã à sede do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense em um helicóptero da Marinha, que dava apoio na operação.
Apesar do susto, João Paulo Silvino, que cursa Gestão Ambiental em Brasília (DF), garantiu que não se intimidou com o ataque e diz não ter receio de voltar a combater incêndios no Pantanal.
“A gente que tem essa profissão tem amor pelo que faz. Fica a experiência, vontade que mais ninguém passe por isso. Falei com o Chefe de Operações, que perguntou se eu estava bem para prosseguir, e estamos às ordens, como os demais da equipe. A gente nunca faz nada sozinho, o trabalho em equipe é fundamental. Quando a gente assume um compromisso, a gente tem que estar disposto a tudo. O susto foi grande. Aconteceu, mas o meu foco é defender o meio ambiente”, enfatizou.
Todavia, por considerar que o incêndio está sob controle na região onde o agente foi atacado e pensando na segurança da equipe, o Comando do ICMBio preferiu retirar a equipe de solo e monitorar o local apenas com sobrevoos. Alessandro de Araújo Silva, Chefe da equipe de brigadistas e um dos agentes que presenciou o fato, destacou que o local onde o colega foi atacado é uma região bastante perigosa e propícia para o ataque de animais.
“É uma região que você não pode ficar muito ‘manso’ [sic]. Acontecem coisas que você não prevê, como aconteceu com nosso companheiro Silvino. Ele saiu, pegou uns gravetos, foi a hora que a onça o pegou. Nós estávamos próximos e saímos gritando e o animal fugiu para o mato. Depois ficamos juntos perto da fogueira vigiando”, destacou.
“É importante estarmos sempre juntos, porque é quando menos se espera que esse tipo de coisa acontece. Deus nos protegeu que não foi um acidente mais grave. Temos que ter muita atenção, os companheiros devem estar sempre em dois ou três. É o ambiente delas (onças), com incêndio ou não”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Adolescente perde parte do intestino após engolir mais de 80 imãs
28 de Outubro de 2025 as 06h07Jovem de 20 anos morre após pular de caminhão descontrolado durante ultrapassagem na BR-174
Lucas Areaba Cespedes Rojas estava como passageiro do veículo que tombou e caiu em um barranco, em Jauru. Motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro
27 de Outubro de 2025 as 16h03Mulher leva bebê reborn para consulta médica em UPA de Várzea Grande: 'sintomas de gripe'
Ao constatarem que se tratava de um bebê reborn, a equipe médica informou que não seria possível seguir com o atendimento
27 de Outubro de 2025 as 14h26Idoso de 63 anos é encontrado morto ao lado de moto em lavoura no interior de MT
27 de Outubro de 2025 as 15h15Fábrica na China faz um carro a cada 53 segundos usando IA
Lighthouse Factory, da GAC, foi reconhecida por sustentabilidade e eficiência na produção; 200 mil carros elétricos são feitos por ano no local
27 de Outubro de 2025 as 10h09Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40