Focos de calor
Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
Geral | 26 de Agosto de 2025 as 07h 23min
Fonte: PNB Online

O número de focos de queimadas em Mato Grosso caiu 69% entre 1º de janeiro e 24 de agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 6.137 registros neste ano, contra 20.225 em 2024, quando o estado enfrentou uma das piores temporadas de fogo da última década.
A redução acompanha a tendência nacional. O Brasil contabilizou cerca de 30 mil focos de incêndio florestal até 7 de agosto, o menor número para o período desde 2013. A queda foi mais expressiva no Pantanal, que passou de 6,6 mil ocorrências para apenas 126, e na Amazônia, que caiu de 30 mil para 7 mil.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o recuo se explica por dois fatores: o fim do fenômeno climático El Niño, que agravou a seca em 2024, e a adoção de uma série de medidas de prevenção e combate. Entre elas estão o aumento do efetivo de brigadistas federais, que chegou a 4.385 neste ano, o maior da história, a compra de 11 helicópteros para operações do Ibama e investimentos de R$ 370 milhões em corpos de bombeiros da Amazônia Legal com recursos do Fundo Amazônia.
“Estamos muito mais preparados, tanto na prevenção quanto no combate”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) afirmou que o Brasil “tem buscado liderar pelo exemplo” e destacou a importância da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, criada em 2024, para reduzir os riscos de incêndios florestais.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48