Protagonismo
Brasil quer apresentar modelo sustentável de agropecuária na reunião do G20 em MT
Geral | 10 de Setembro de 2024 as 17h 08min
Fonte: PNB Online

O Brasil pretende propor um modelo de produção agropecuária sustentável durante a reunião do G20, que está sendo realizada esta semana em Chapada dos Guimarães. A proposta será formalizada na reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Agricultura, que antecede o encontro ministerial dos dias 12 e 13 de setembro. O objetivo principal das discussões é tratar o futuro da produção agropecuária mundial e sua relação com a segurança alimentar e nutricional global.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Brasil vai apresentar um modelo que combina produção de alimentos e preservação ambiental. “Podemos dobrar nossa produção sem desmatar, aproveitando áreas já antropizadas com alto potencial produtivo”, afirmou em entrevista à imprensa nesta terça-feira (10.09). Ele destacou que o Brasil tem capacidade de intensificar sua agropecuária de maneira sustentável, com foco em áreas já exploradas, sem avançar sobre biomas como a Amazônia e o Cerrado.
A proposta brasileira será apresentada como uma possível alternativa para outros países, adaptável às diferentes realidades. Fávaro frisou que cada nação possui suas especificidades, mas que o Brasil pode servir como exemplo de desenvolvimento agropecuário responsável.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acredita que o momento é oportuno para o Brasil destacar seu papel nas discussões globais sobre o futuro da agricultura. Segundo Perosa, os países produtores de alimentos já compartilham uma visão comum sobre a importância da sustentabilidade, embora alguns ajustes ainda sejam necessários.
Ele afirmou que, pela primeira vez em anos, o GT de Agricultura do G20 deverá emitir uma declaração ministerial, que, diferentemente de cartas anteriores, terá efeito mais formal e poderá influenciar as políticas agrícolas dos países participantes.
“A declaração, que será ratificada pelos líderes das nações no encontro de novembro, no Rio de Janeiro, terá o peso de um acordo internacional. Sua implementação dependerá de cada país, mas o compromisso será firmado globalmente”, explicou Perosa.
A Declaração Ministerial será um documento que reunirá compromissos dos países participantes sobre questões como a integração sustentável da pesca e aquicultura, o papel da agricultura familiar e a ampliação do comércio internacional para garantir a segurança alimentar.
A expectativa do governo é que a reunião ministerial em Mato Grosso fortaleça o posicionamento do Brasil nas discussões sobre agricultura sustentável e prepare o terreno para a Cúpula dos Líderes do G20, em novembro, quando os compromissos poderão ser formalizados em um acordo entre os principais países produtores e consumidores de alimentos.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21