Protagonismo
Brasil quer apresentar modelo sustentável de agropecuária na reunião do G20 em MT
Geral | 10 de Setembro de 2024 as 17h 08min
Fonte: PNB Online

O Brasil pretende propor um modelo de produção agropecuária sustentável durante a reunião do G20, que está sendo realizada esta semana em Chapada dos Guimarães. A proposta será formalizada na reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Agricultura, que antecede o encontro ministerial dos dias 12 e 13 de setembro. O objetivo principal das discussões é tratar o futuro da produção agropecuária mundial e sua relação com a segurança alimentar e nutricional global.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Brasil vai apresentar um modelo que combina produção de alimentos e preservação ambiental. “Podemos dobrar nossa produção sem desmatar, aproveitando áreas já antropizadas com alto potencial produtivo”, afirmou em entrevista à imprensa nesta terça-feira (10.09). Ele destacou que o Brasil tem capacidade de intensificar sua agropecuária de maneira sustentável, com foco em áreas já exploradas, sem avançar sobre biomas como a Amazônia e o Cerrado.
A proposta brasileira será apresentada como uma possível alternativa para outros países, adaptável às diferentes realidades. Fávaro frisou que cada nação possui suas especificidades, mas que o Brasil pode servir como exemplo de desenvolvimento agropecuário responsável.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acredita que o momento é oportuno para o Brasil destacar seu papel nas discussões globais sobre o futuro da agricultura. Segundo Perosa, os países produtores de alimentos já compartilham uma visão comum sobre a importância da sustentabilidade, embora alguns ajustes ainda sejam necessários.
Ele afirmou que, pela primeira vez em anos, o GT de Agricultura do G20 deverá emitir uma declaração ministerial, que, diferentemente de cartas anteriores, terá efeito mais formal e poderá influenciar as políticas agrícolas dos países participantes.
“A declaração, que será ratificada pelos líderes das nações no encontro de novembro, no Rio de Janeiro, terá o peso de um acordo internacional. Sua implementação dependerá de cada país, mas o compromisso será firmado globalmente”, explicou Perosa.
A Declaração Ministerial será um documento que reunirá compromissos dos países participantes sobre questões como a integração sustentável da pesca e aquicultura, o papel da agricultura familiar e a ampliação do comércio internacional para garantir a segurança alimentar.
A expectativa do governo é que a reunião ministerial em Mato Grosso fortaleça o posicionamento do Brasil nas discussões sobre agricultura sustentável e prepare o terreno para a Cúpula dos Líderes do G20, em novembro, quando os compromissos poderão ser formalizados em um acordo entre os principais países produtores e consumidores de alimentos.
Notícias dos Poderes
Três cidades de MT entram em situação de emergência reconhecida pelo governo
Decretos de Nova Lacerda, Barra do Garças e Brasnorte foram homologados pelo governador e abrem caminho para liberação de recursos federais de socorro
13 de Outubro de 2025 as 20h06Motorista morre carbonizado após caminhão com carga de pedras pegar fogo na BR-364
As autoridades permanecem no local, e a ocorrência segue em andamento
13 de Outubro de 2025 as 18h37Avião cai sobre caminhões e deixa 2 mortos
Aeronave de pequeno porte atingiu veículos e provocou incêndio próximo ao aeródromo Hicks Airfield, em Fort Worth, no Texas
13 de Outubro de 2025 as 18h01Corpo de Bombeiros socorre trabalhador atingido por palete carregado com cimento em Sinop
Acidente ocorreu no pátio de uma construtora próxima à MT-140; vítima foi encaminhada ao Hospital Regional
13 de Outubro de 2025 as 16h35Evento do Sesi-MT deixa rastro de sujeira e lixo no Parque das Águas
13 de Outubro de 2025 as 14h55Semana começa com alerta de temporais para todo o Estado
13 de Outubro de 2025 as 14h37TJMT recebe lista sêxtupla da OAB-MT para escolha de novo desembargador pelo Quinto
13 de Outubro de 2025 as 14h12Sema e PM apreendem cerca de 70 quilos de pescado irregular nos últimos quatro dias
O balanço das apreensões reúne ações realizadas em Cuiabá, Várzea Grande, na região do São Lourenço e na feira livre de Confresa
13 de Outubro de 2025 as 11h22