Soja
Brasil pede adiamento de nova lei europeia contra desmatamento
A medida afeta diretamente exportações brasileiras de madeira, cacau, café, soja, carne bovina e outros produtos
Geral | 12 de Setembro de 2024 as 11h 02min
Fonte: PNB Online

A partir de 30 de dezembro de 2024, entrará em vigor o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), que visa barrar a importação de produtos agropecuários provenientes de áreas desmatadas após 2020, mesmo que de forma legal. A medida afeta diretamente exportações brasileiras de madeira, cacau, café, soja, carne bovina e outros produtos.
Diante dos potenciais prejuízos, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enviaram, nesta quarta-feira (11), uma carta à União Europeia pedindo formalmente o adiamento da implementação da lei. No documento, eles criticam a EUDR, classificando-a como “unilateral, coerciva e punitiva”, e propõem que o Brasil e o bloco europeu fortaleçam a cooperação para a preservação das florestas, mas em fóruns internacionais e com diálogo bilateral.
O governo brasileiro argumenta que a exigência da União Europeia impõe grandes desafios, especialmente para pequenos exportadores, que precisarão arcar com os custos de georreferenciamento e documentação para comprovar que suas produções não foram associadas ao desmatamento após 2020.
Além disso, o regulamento também requer que importadores de commodities realizem a chamada “due diligence”, ou seja, uma verificação minuciosa da origem dos produtos, o que deve aumentar os custos de operação desses atores no mercado europeu.
A EUDR exige que produtores e importadores comprovem a origem de produtos sem desmatamento, o que pode elevar custos, principalmente para pequenos exportadores. Além do Brasil, países como Estados Unidos e China também pediram o adiamento da nova regulamentação.
O Brasil também diz que que a lei ignora o Código Florestal de 2012, que permite desmatamento controlado, e discrimina países com recursos florestais. A resposta da União Europeia ainda é aguardada.
Notícias dos Poderes
Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11De um quarto de hotel, R$ 813 milhões roubados: veja o que a PF já sabe sobre o maior ataque hacker contra o sistema financeiro
Operação com apoio da Interpol tem detenções no Brasil, na Argentina e na Espanha e mira os autores do roubo de dinheiro de reservas de instituições financeiras usadas para operar o Pix
31 de Outubro de 2025 as 09h57Mato Grosso é único estado da Amazônia Legal com aumento no desmatamento em um ano
Outros estados apresentaram reduções significativas no número de desmatamentos no mesmo período. No ano, houve redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
31 de Outubro de 2025 as 09h50Jovem de 28 anos morre em acidente de moto ao voltar para casa para amamentar filha
Motociclista voltava para casa para amamentar a filha de quatro meses quando foi atingida por um carro que tentava fazer um retorno.
31 de Outubro de 2025 as 09h46Caminhonete faz curva fechada e cai em valetão
Não há informações de feridos
31 de Outubro de 2025 as 08h49