Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 03 de Novembro de 2025

Menu

Pânico em MT

Bombeiros resgataram 13 pessoas de elevadores no final de semana

Ocorrências foram registradas em Campo Verde e Lucas do Rio Verde; em um dos casos, vítimas apresentaram claustrofobia e uma parede foi arrombada na tentativa de fuga.

Geral | 03 de Novembro de 2025 as 10h 44min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) teve um fim de semana de mobilização intensa para resgatar pessoas presas em elevadores, em dois incidentes separados nos municípios de Campo Verde e Lucas do Rio Verde. No total, 13 pessoas foram retiradas dos equipamentos com a atuação das equipes especializadas. 

O primeiro e mais dramático chamado ocorreu na noite de sábado (1º) em Campo Verde, a 139 km da capital Cuiabá. A equipe de Bombeiros foi acionada por volta das 20h14 para atender uma ocorrência na torre do Mirante, localizada na Praça João Paulo II.

Ao chegar, os militares encontraram nove pessoas presas em um elevador que havia parado bruscamente entre o terceiro e o quarto andar. Duas das vítimas estavam em estado de claustrofobia, manifestando ansiedade intensa e dificuldades respiratórias.

O resgate foi dificultado após o sistema de segurança do elevador ser acionado, impossibilitando a movimentação do equipamento. O problema ocorreu depois que uma das vítimas, em pânico, forçou a porta. Em meio à tensão, uma pessoa chegou a arrombar uma parede de gesso na tentativa desesperada de sair.

Diante da situação, os bombeiros optaram por utilizar uma escada para realizar a retirada segura, uma a uma. As duas vítimas com sintomas de claustrofobia foram levadas a um hospital por terceiros, com o apoio da equipe. As outras sete pessoas estavam ilesas e foram liberadas no local.

Após a operação, o elevador foi interditado, e a administração do prédio assumiu a responsabilidade pela segurança do local.

Pane súbita em Lucas do Rio Verde

No domingo (2), a situação se repetiu em Lucas do Rio Verde, a 333 km de Cuiabá. A equipe foi acionada para socorrer quatro pessoas que ficaram retidas no elevador de uma papelaria no bairro Menino Deus.

Os bombeiros constataram que o equipamento havia sofrido uma pane súbita, parando no 2º andar. Para garantir a liberação dos ocupantes, os militares precisaram realizar um acesso forçado utilizando o desencarcerador, um equipamento próprio para este tipo de resgate.

Todos os quatro passageiros foram retirados ilesos. Embora apresentassem sudorese devido ao susto e ao calor, estavam clinicamente estáveis após serem examinados pela equipe de resgate.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso reforça que, em caso de emergência em elevadores, o primeiro passo é manter a calma e acionar o botão de emergência ou ligar imediatamente para o 193.