Pânico em MT
Bombeiros resgataram 13 pessoas de elevadores no final de semana
Ocorrências foram registradas em Campo Verde e Lucas do Rio Verde; em um dos casos, vítimas apresentaram claustrofobia e uma parede foi arrombada na tentativa de fuga.
Geral | 03 de Novembro de 2025 as 10h 44min
Fonte: Unica News

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) teve um fim de semana de mobilização intensa para resgatar pessoas presas em elevadores, em dois incidentes separados nos municípios de Campo Verde e Lucas do Rio Verde. No total, 13 pessoas foram retiradas dos equipamentos com a atuação das equipes especializadas.
O primeiro e mais dramático chamado ocorreu na noite de sábado (1º) em Campo Verde, a 139 km da capital Cuiabá. A equipe de Bombeiros foi acionada por volta das 20h14 para atender uma ocorrência na torre do Mirante, localizada na Praça João Paulo II.
Ao chegar, os militares encontraram nove pessoas presas em um elevador que havia parado bruscamente entre o terceiro e o quarto andar. Duas das vítimas estavam em estado de claustrofobia, manifestando ansiedade intensa e dificuldades respiratórias.
O resgate foi dificultado após o sistema de segurança do elevador ser acionado, impossibilitando a movimentação do equipamento. O problema ocorreu depois que uma das vítimas, em pânico, forçou a porta. Em meio à tensão, uma pessoa chegou a arrombar uma parede de gesso na tentativa desesperada de sair.
Diante da situação, os bombeiros optaram por utilizar uma escada para realizar a retirada segura, uma a uma. As duas vítimas com sintomas de claustrofobia foram levadas a um hospital por terceiros, com o apoio da equipe. As outras sete pessoas estavam ilesas e foram liberadas no local.
Após a operação, o elevador foi interditado, e a administração do prédio assumiu a responsabilidade pela segurança do local.
Pane súbita em Lucas do Rio Verde
No domingo (2), a situação se repetiu em Lucas do Rio Verde, a 333 km de Cuiabá. A equipe foi acionada para socorrer quatro pessoas que ficaram retidas no elevador de uma papelaria no bairro Menino Deus.
Os bombeiros constataram que o equipamento havia sofrido uma pane súbita, parando no 2º andar. Para garantir a liberação dos ocupantes, os militares precisaram realizar um acesso forçado utilizando o desencarcerador, um equipamento próprio para este tipo de resgate.
Todos os quatro passageiros foram retirados ilesos. Embora apresentassem sudorese devido ao susto e ao calor, estavam clinicamente estáveis após serem examinados pela equipe de resgate.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso reforça que, em caso de emergência em elevadores, o primeiro passo é manter a calma e acionar o botão de emergência ou ligar imediatamente para o 193.
Notícias dos Poderes
Produto da agricultura familiar de Sinop será destaque na COP 30
03 de Novembro de 2025 as 17h28MPE pede demolição de condomínio em Cuiabá e cobra R$ 5 milhões
Promotora citou em ação poluição da água, risco a 200 mil pessoas e falta de licenças para construção
03 de Novembro de 2025 as 16h16Parceria entre CDL e PM promete dobrar o número de câmeras de monitoramento em Sinop
03 de Novembro de 2025 as 15h54TCE-MT dá 90 dias para SES-MT apresentar plano de substituição de servidores temporários
Durante julgamento das contas de 2023 da SES-MT, foram recomendadas medidas estruturais para aprimorar a administração
03 de Novembro de 2025 as 14h52Previsão alerta para chuvas intensas com queda de granizo em MT
03 de Novembro de 2025 as 10h54TJ define hoje lista tríplice para vaga do Quinto da OAB-MT
Vaga foi aberta após a aposentadoria de Luiz Ferreira da Silva; escolha final é de Mauro Mendes
03 de Novembro de 2025 as 10h51Motociclista morre ao bater em caminhão em cruzamento em MT
Causas do acidente devem ser investigadas
03 de Novembro de 2025 as 09h31Ônibus que saiu de MT sofre acidente e mata três mulheres em Goiás
Veículo tombou após motorista tentar desviar de árvore caída; feridos foram socorridos e levados a hospitais.
03 de Novembro de 2025 as 09h29