Manifestação
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
Geral | 04 de Agosto de 2025 as 08h 04min
Fonte: O documento

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou por telefone, da manifestação realizada neste sábado (3) na Praça 8 de Abril, em Cuiabá. Com sua fala transmitida por viva-voz e amplificada em microfone para centenas de pessoas. O gesto, embora breve, pode representar violação das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde julho, Bolsonaro está proibido de usar redes sociais, inclusive de forma indireta, e de participar de manifestações públicas cuja fala venha a ser divulgada posteriormente. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelo STF. Especialistas afirmam que, mesmo sem publicar diretamente o conteúdo, a divulgação por terceiros pode configurar descumprimento.
A fala em Cuiabá segue o mesmo padrão de participação remota feita no domingo passado, no Rio de Janeiro, cuja gravação já está sob análise do Supremo. Caso entenda que houve nova infração, o STF pode agravar as medidas contra o ex-presidente — inclusive com a decretação de prisão preventiva.
A manifestação
O ato nacional “Reaja Brasil” começou por volta das 16h em frente ao restaurante Choppão, exibindo cartazes com frases como “Fora Moraes”, “Golpe é eleição sem Bolsonaro” e trechos do hino nacional, como “Verás que um filho teu não foge à luta”, em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A maioria dos participantes trajava roupas nas cores verde e amarelo e portava bandeiras do Brasil; também foram vistas bandeiras dos Estados Unidos entre os manifestantes. Um trio elétrico foi montado no local para abrigar discursos de lideranças políticas, entre os quais está o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), além de deputados federais, estaduais e vereadores.
O movimento “Reaja Brasil” em Cuiabá integra um esforço nacional que convocou atos em ao menos 37 capitais e mais de 60 municípios, com pautas que incluem a anistia a Bolsonaro e réus do 8 de Janeiro, além de pedidos de impeachment de Moraes e Lula.
A mobilização também é motivada por críticas às medidas cautelares impostas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica, consideradas pelos apoiadores como censura e perseguição política.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00